Fugir ao verão quente de Guimarães é cada vez mais fácil. Nos últimos anos, várias entidades vimaranenses, como o Município de Guimarães e o Laboratório da Paisagem, têm-se desdobrado em esforços para garantir que algumas das paisagens naturais fiquem de acesso livre à população.
Guimarães nunca “explorou” tanto os seus rios como agora. Hoje em dia é cada vez mais normal ver pessoas junto às margens ribeirinhas a desfrutar do sol e da água que, graças ao projeto Guarda Rios, vêm sendo cada vez mais seguras e convidativas aos mergulhos. Mas vejamos alguns dos pontos de maior interesse para um dia bem passado sem sair do concelho de Guimarães.
GONDOMAR: PARQUE DE GONDOMAR
Num pequeno recanto do concelho de Guimarães existe um vasto parque verde com mesas de pedra e muitas árvores para desfrutar do sossego e natureza. Mais abaixo chega-se às margens do Rio Ave que aprensenta uma pequena ponte pedonal para uma pequena ilha verde.
Dica: Seguir GPS para o “Parque de Gondomar”
BRITEIROS: PRAIA FLUVIAL
Pode ser aqui o início (ou a meta) de um excelente percurso pedestre entre Briteiros e Barco, sempre acompanhado pelo rio ao longo de todo o caminho. Neste pequeno lugar é possível contemplar toda uma paisagem com ruínas e pequenos “rápidos” do Rio Ave.
Dica: Zona fica um pouco abaixo do restaurante Sombras do Ave
BARCO: PARQUE FLUVIAL
Este parque fluvial apresenta um percurso (de 1km até Briteiros), um areal com acesso ao rio e ainda um parque verde para desfrutar de um bom verão em Guimarães. Há ainda alguns lugares para estacionamento, o que se torna ideal para um belo encontro entre família e amigos.
Dica: Seguir GPS para o “Parque Fluvial de Barco”
SOUTO SANTA MARIA: PRAIA DO VAQUEIRO
Será pela abertura da Ecovia de Guimarães, um dos sítios mais concorridos de Guimarães. Para já, é um segredo “mal guardado” e só para os mais conhecedores desta bonita terra de Guimarães. Conta, ainda, com um belo pedaço de areia para estender a toalha.
Dica: Caminho de terra batida de uma rua sem saída
TAIPAS: PRAIA SECA
É um dos lugares ribeirinhos mais concorridos do concelho e habitualmente tem lotação esgotada ao fim de semana; por isso recomendamos uma passagem por este belo espaço durante a semana. Tem um bar de apoio, mesas e bancos e ainda local para churrasco e torneiras de água.
Dica: Seguir GPS para “Praia Seca”
CASTELÕES: PARQUE DOS TRÊS MOINHOS
É a zona mais afastada de Guimarães e um dos paraísos a descobrir no concelho. O Rio Ave é a fonte da vida para um vasto habitat natural para a fauna e a flora desta zona também conhecida pelas suas lagoas e charcas. É também aqui que se pode dar início à Rota dos Moinhos, um percurso pedestre de quase 9 km.
Dica: Seguir GPS para “Parque dos Três Moinhos”