4 edifícios de Guimarães estão na corrida aos melhores do Arch Daily 2022

0

Poucas serão as edições que Guimarães não se apresenta às listas dos melhores da arquitetura mundial. A plataforma Arch Daily divulgou agora os nomeados para os melhores de 2022, com o Building of the Year.

Com algumas surpresas, Guimarães apresenta-se com quatro concorrentes de peso aos melhores do ano em todo o mundo. Uma universidade, uma habitação familiar, um local de meditação e um ginásio são os defensores de Guimarães na arquitetura mundial. Os prémios serão entregues ainda no primeiro semestre de 2022.

UNIVERSIDADE DAS NAÇÕES UNIDAS
Na categoria de “Arquitetura de Educação” está a recente reabilitação do atelier Pitágoras, sem grandes surpresas. A reabilitação de uma antiga fábrica na zona de Couros, no centro da cidade de Guimarães, valeu a nomeação entre os melhores do ano do Arch Daily. A escola já se encontra em funcionamento.

CRUZ DE PEDRA HOUSE
Na margem do centro histórico de Guimarães nasceu uma grande reabilitação que mereceu destaque nos melhores do ano do Arch Daily, da autoria de Cá-Coletivo Arquitetura. Na secção das “Casas”, esta casa no pequeno bairro da Cruz de Pedra está entre grandes construções em todo o mundo.

CHAPEL AND MEDITATION ROOM
Pela primeira vez, a cidade de Guimarães apresenta-se com um edifício de “Arquitetura Religiosa” nos prémios do Arch Daily. Esta capela, escondida no verde montanhoso da cidade, é um dos poucos nomeados portugueses para esta categoria. A obra está assinada pelo Studio Nicholas Burns.

MURO CROSSFIT GYM
O ginásio de crossfit Muro, situado na Rua da Liberdade, também na zona âncora da área classificada pela UNESCO, teve o aval para seguir para os melhores do ano, numa das mais importantes plataformas de arquitetura mundial. O projeto é da autoria de Merooficina.

Share.

Comments are closed.