3B’s, habitantes do AvePark, garantem mais uma bolsa de investigação

0

A investigadora do Grupo 3B´s da Universidade do Minho, Manuela Gomes, recebeu uma bolsa europeia no valor de 150 mil euros para o projeto BioCHIPS, que pretende levar tecidos humanos artificiais para o mercado.

A bolsa foi atribuída pelo Conselho Europeu de Investigação com o objetivo de recriar a estrutura fibrilar dos tecidos humanos, com possíveis aplicações na medicina regenerativa.

O seu projeto chama-se BioCHIPS e quer levar para o mercado a inovação desenvolvida no projeto MagTendon, com o qual a cientista obteve dois milhões de euros do Conselho Europeu de Investigação para 2017-2023. O BioCHIPS propõe uma plataforma inovadora para o fabrico direto de dispositivos que recriam, com grande fidelidade, microtecidos e modelos de tecidos/órgãos com geometrias diversas.

Desta forma, o BioCHIPS oferece versatilidade e funções até agora não existentes para o estudo de doenças como o cancro, testagem de terapias, entre outros. Os resultados poderão resultar na criação de uma empresa ou suscitar interesse de multinacionais do ramo.

Esta é a nona bolsa do Conselho Europeu de Investigação para investigadores do Grupo 3B’s, da Universidade do Minho. A sede do Grupo 3B’s localiza-se no AvePark.

Share.
Exit mobile version