Guimarães será a única cidade portuguesa a participar neste projeto-piloto da Rede Europeia de Cidades EuroCities. As 36 cidades foram escolhidas na última reunião da EuroCities realizada em Espoo, na Finlândia.
O Município de Guimarães foi selecionado para o projeto “Sustainable Rebuilding of Ukrainian Cities” para contribuir ativamente para a reconstrução de cidades devastadas pela guerra, partilhando o seu conhecimento técnico e científico nas áreas da “Economia Circular e Gestão de Resíduos” e “Espaço público inclusivo/habitável e planeamento urbano integrado”.
Também o Laboratório da Paisagem terá um papel importante nesta ação com o acolhimento de uma investigadora na área da Economia Circular que visa apoiar a comunidade académica da Ucrânia, garantindo a continuidade da sua presença junto das comunidades científicas após o conflito com a Rússia.
Depois da invasão da Rússia à Ucrânia, o país europeu tem tido o apoio, em várias frentes, dos países ocidentais, seja eles na frente de batalha ou então na reabilitação das cidades bombardeadas. O conflito dura já há mais de 10 meses.