Durante 2 dias, Guimarães transforma-se numa gigantesca galeria de arte com 70 espaços a abrirem as suas portas à cultura. Nos dias 1 e 2 de Outubro, o mapa e a caneta voltam a ser os principais instrumentos dos visitantes.
Vai na 6ª edição e não tem previsões de abrandamento. O Guimarães noc noc traz 300 artistas à cidade para ocupar 70 espaços pouco habituados a receber exposições, música ou performances. Este ano, a ACIG torna-se o centro das operações da equipa do Ó da Casa enquanto a Biblioteca Raul Brandão será o quartel-general dos mais pequenos, com o mini-noc noc.
O mapa deste ano conta com uma secção dedicada aos concertos/performances/teatro que irão decorrer ao longo dos dois dias de festival. As festas têm também destaque com o aquecimento a ocupar a associação do Convívio na Sexta-feira e a “celebração mor” a ficar para o S. Mamede CAE na noite seguinte, a partir das 2:00.
O noc noc de 2016 conta ainda com uma parceria com a CP que fará a viagem de abertura do Porto para Guimarães, com partida às 12:20.