A última assembleia de cidadãos do Bairro C serviu para votar nos projetos comunitários. Através desta ferramenta, as dezenas de pessoas presentes elegeram quatro dos 11 projetos que estavam em cima da mesa.
O processo de seleção das propostas mais relevantes para a descarbonização daquele bairro do centro de Guimarães terminou com a eleição de quatro projetos em duas grandes áreas cujo investimento é de 206 mil euros. Energia e economia circular foram os temas com maior ênfase na decisão final deste projeto participativo.
Na área da Energia, serão investidos 150 mil euros num balcão de apoio e aconselhamento dos cidadãos em temas como eficiência energética e economia circular e também na instalação de uma central fotovoltaica em autoconsumo, localizada em edifícios municipais, cujo excedente será depois destinado à habitação social.
Os restantes 56 mil euros serão destinados à criação de workshops para reparação têxtil, eletrodomésticos, eletrónica e upcycling e também na instalação de 10 contentores inteligentes, equipados com um sistema de recompensas que motiva a adoção de melhores práticas de reciclagem.
Ao longo de vários meses, dezenas de cidadãos participaram ativamente nestas assembleias tendo em vista melhorias significativas para o bem comum. Neste processo foram também envolvidas entidades como o Laboratório da Paisagem e a Associação AVE.