15 coisas para fazer em Guimarães nestes dias de sol

0

O bom tempo chegou e está muito convidativo para realizar atividades ao ar livre. A pé ou de bicicleta, algumas destas atividades são perfeitas para estes dias de sol.

Guimarães vai renovando a sua lista de coisas para fazer. Para este verão de 2021, afetado ainda pela pandemia de Covid-19, temos algumas sugestões tendo em conta as restrições. Em todos estas dicas, são ponderadas as medidas atuais definidas pela DGS.

CAMINHAR PELA MURALHA
De máquina ou telemóvel na mão, é habitual ver visitantes e turistas a atravessar dois pontos da cidade pelo adarve a maior e mais bem conservada muralha vimaranense e a parar para tirar umas fotografias. A vista para o Paço dos Duques a partir daqui é deslumbrante.

BEBER UNS FINOS NO CENTRO HISTÓRICO
As saídas do trabalho e os convívios ao final da tarde têm crescido em Guimarães. Este habito, já enraizado noutros países, começa agora a ter efeitos na cidade berço. Será por defeito dos horários impostos pela pandemia?

ALMOÇAR NUMA ESPLANADA
No centro histórico ou então num outro espaço da periferia, o que interessa é arranjar um bom lugar para comtemplar um belo almoço de longas horas, sem grandes pressas nem horários apertados. Recomendamos uma leitura atenta do último artigo de esplanadas do FreePass Guimarães.

VISITAR UMA EXPOSIÇÃO
Das relíquias sagradas do Museu Alberto Sampaio à contemporaneidade do Centro Internacional José de Guimarães, sem esquecer os históricos antepassados da Sociedade Martins Sarmento. Há muito para ver em Guimarães e o FreePass tem um guia que pode ajudar.

PARTIR À DESCOBERTA DA PENHA DE TELEFÉRICO
O pulmão de Guimarães tem muito para descobrir. Trilhos, tascas escondidas, muitos segredos e lendas são possíveis de encontrar em vários recantos do topo da cidade berço. E o melhor é sempre fazer a viagem de teleférico, um dos meios de transporte mais habitual dos locais e visitantes.

FAZER UNS TRILHOS NA NATUREZA
Já aqui se falou na Penha, mas há outras zonas para uns desafios de caminhadas um pouco por todo o concelho de Guimarães. Os Parques da Cidade (Costa e Creixomil), de Barco, de São Torcato, do Ardão ou de S. Faustino são alguns dos mais trilhados, mas há outras zonas mais selvagens para explorar (brevemente um artigo).

JOGAR UMA PARTIDA DE PADEL
E quem diz padel, pode dizer outro desporto coletivo e de fácil aprendizagem. Há vários espaços para a prática desta e de outras modalidades como ASA Padel, Top Padel, Life Pade, Clube de Ténis de Guimarães ou o Feel Padel em Pevidém. Há também diversos campos de futebol indoor e outdoor para alugar.

SAIR A TEMPO DE UM ESCAPE GAME
O Escape Game Guimarães tem três desafios num só espaço. A “Cripta”, “Sequestro” e o “Museu” são os desafios que colocam todos os participantes cheios de vontade em superar as várias etapas deste Escape Game de Guimarães, o primeiro a abrir na cidade.

ASSISTIR A UM CONCERTO, TEATRO OU DANÇA
Guimarães é já conhecida como “cidade-cultura” e todos sabem porquê. Quase diariamente (fora em dias de restrições devido à Covid-19) é possível assistir a um espetáculo nos vários palcos da cidade e do concelho. Para um melhor planeamento basta consultar a agenda do FreePass Guimarães.

“PIQUENICAR” NUM DOS TRÊS GRANDES PARQUES DA CIDADE
Aproveitar as boas temperaturas para estender a toalha num manto verde gigante é uma realidade em poucas cidades. No entanto Guimarães tem três grandes zonas verdes para realizar um belo e composto pique-nique: Parque da Cidade da Costa, Parque da Cidade Desportiva e Parque do Ardão.

DESCOBRIR AS ZONAS RIBEIRINHAS DE GUIMARÃES
Desde a freguesia de Castelões até Serzedelo é possível acompanhar o Rio Ave, o maior rio que atravessa Guimarães. Pelo caminho apanha boas zonas que convidam a um passeio. Outro dos rios é o Selho, que apesar de estar um pouco mais escondido, também tem belos recantos para descobrir. O melhor é consultar o Atlas do concelho de Guimarães e procurar alguns destes locais.

DAR UNS MERGULHOS NAS PISCINAS PÚBLICAS
Recentemente o FreePass Guimarães revelou algumas das piscinas públicas que se encontram abertas nesta época de verão. São nove as sugestões que podem fazer as delícias de miúdos e graúdos dentro e fora de água.

Share.

Comments are closed.