Estamos em contagem decrescente para mais uma recriação histórica na cidade de Guimarães. A Feira Afonsina acontece de 22 a 25 de Junho e há muito para viver nesta 7ª edição.
Já com programa conhecido, a Feira Afonsina chega com muitas novidades. Para não te perderes, deixamos-te aqui algumas sugestões para fazer nestes quatro dias. Atenção, há actividades que contam com apresentação de bilhetes que poderão ser levantados no Paço dos Duques de Bragança.
VESTIR-SE À DANTES
A organização da Feira Afonsina tem vários trajes que poderão ser alugados na sede da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, no Largo da Misericórdia. Há vestimentas para todos os gostos e feitios.
JANTAR REAL NO PAÇO DOS DUQUES
A Ceia acontecerá nos dias 23 e 24 de Junho com um banquete real com a presença de D. Henrique, D. Teresa e do Infante Afonso. Na ementa há entradas, sopa de aves, chanfana de cabrito, sobremesas e bom vinho. O preço é de 25€.
ASSISTIR AO BAPTISMO DO INFANTE
A pequena Capela de S. Miguel promete ser pequena para ver o futuro herdeiro do Condado Portucalense. Estas recriações acontecerão várias vezes por dia com entrada condicionada ao levantamento de bilhetes.
VER OS NOVOS GUERREIROS
Como era hábito na Idade Média, O Torneio afirma-se como uma aposta para saber quem fará parte da guarda real do infante Afonso Henriques. Estará lá o Egas Moniz a escolher os campeões.
SER BURLADO NO LARGO DOS ALDRABISTAS
É a mais recente novidade desta edição. O Largo de Donães é palco de várias apresentações teatrais e circenses, sempre com alguns especialistas na venda da “banha da cobra”.
DANÇAR NO BAILE REAL
Depois de tão rico jantar, nada melhor que dar uns passos de dança ao som da música antiga. O átrio do Paço dos Duques de Bragança será um verdadeiro palco para estas danças maravilhosas.
PETISCAR NAS TASCAS VIMARANENSES
Com a cidade toda vestida a rigor para os tempos medievais, há muita oferta no que toda à gastronomia local. Restaurantes e bares terão loiça a preceito e comidas regionais.
FAZER COMPRAS NA GRANDE FEIRA AFONSINA
Haverá zonas de mercadores e zonas de iguarias. Estas são boas oportunidades para adquirir objectos e especiarias nunca antes vistas.
APANHAR SUSTOS NO QUELHO
É uma das maiores atracções da Feira Afonsina. O Quelho das Desgraças é o local onde a escumalha se encontra. Há mulheres e mendigos sempre a pedir moedas em troca de “favores”.
RENDER-SE ÀS SUPERSTIÇÕES
No Largo do Oculto encontram-se videntes e cálices mágicos. O teu futuro pode ser visto neste Largo dos Laranjais.
BRINDAR NA TI-BERNA
É a estalagem mais concorrida desta passagem medieval. O ponto de encontro de bêbados e dos amantes da vida boémia.
BRINCAR AOS CONQUISTADORES
E porque brincar não é só para os mais novos. Há tiro ao arco, visitas ao acampamento e treinos militares a decorrer entre a Colina Sagrada e o Largo do Carmo.