12 coisas para fazer na Feira Afonsina de 2023

0

Está a chegar um dos pontos altos da agenda cultural da cidade de Guimarães e nada melhor que um novo guia para preparar os visitantes (e locais) para as atividades que se pode fazer na Feira Afonsina 2023, entre os dias 22 e 25 de junho.

Conhecida por ser uma das feiras medievais mais rigorosas e bonitas da Europa, a Feira Afonsina destaca-se também pelo rol de atividades que o público pode realizar enquanto se passeia pelas ruas e praças do bem preservado centro histórico de Guimarães. Esta nova edição da Feira Afonsina traz algumas novidades nos eventos e também no tamanho do evento que este ano se circunscreve às principais praças e acessos da vila de baixo, como o Largo da Oliveira e Praça de Santiago.

Grande parte das atividades são de entrada livre e gratuita, mas limitadas a um certo número de pessoas. Eis então o que se pode fazer nestes dias de regresso ao passado na cidade que viu nascer Portugal com os principais acontecimentos e os seus horários (entre as 11:30 e 1:00):

ASSISTIR À RECRIAÇÃO HISTÓRICA DE COMO O INFANTE AFONSO SE PREPAROU PARA GOVERNAR
O tema desta edição da Feira Afonsina é “Afonso: Político e Diplomata” e nada melhor que uma curta peça de teatro para o público ficar a perceber como o pequeno Afonso Henriques começou a dar os primeiros passos para um dia se tornar no primeiro Rei de Portugal. Atenção, os espetáculos costumam estar quase sempre esgotados.
Horários: 15:00 / 17:00 / 19:00 / 22:00
Local: Jardins do Paço dos Duques

BEBER UM COPO DOS PRODUTORES DE VINHOS LOCAIS
Esta é uma das novidades deste ano. Vários produtores de vinhos do concelho de Guimarães vão encontrar-se no novo espaço destinado aos amantes do vinho. Tudo bem que já não se usam as técnicas antigas para fabricar vinho, mas o ato de beber tem séculos, por isso, ficas seguro neste local.
Horários: Todo o dia
Local: Largo da Câmara

AVENTURAR-SE NO QUELHO DAS DESGRAÇAS
É um dos percursos mais concorridos da Feira Afonsina. O Quelho das Desgraças é onde se encontram os loucos, os larápios ou as meretrizes, que não querem deixar passar por este caminho sem uma interação um pouco… Vá, ortodoxa. Risos e choros, sustos e gritos, são apenas alguns dos estados de como podes sair deste caminho.
Horários: Todo o dia
Local: Rua João Lopes de Faria (Arquivo Alfredo Pimenta)

DESCANSAR E REPASTELAR NAS ZONAS DE IGUARIAS
Caso te dê a fome ou a sede, desloca-te a uma das zonas de iguarias para reforçar o estomago com sandes de porco, bolo com sardinha, pão com chouriço, caldo verde, entre muitos outros petiscos. Quem te poderá servir são algumas associações e comerciantes locais.
Horário: Todo o dia
Local: Rua Conde D. Henrique (Acesso ao Paço dos Duques) e Rua Nun’Alvares (lado esquerdo da Câmara)

APRENDER A FAZER VELAS E LAMPARINAS
Nestas oficinas o público poderá ficar a saber como se fabricam as iluminarias da altura. De forma tradicional, simples e acessível, quem aderir a estas iniciativas poderá ficar a conhecer algumas técnicas para fabricar lamparinas e velas.
Horário: 17:00 / 19:00
Local: Burgo (Monte Latito)

CONHECER A REALIDADE RELIGIOSA DA ALTURA
O Quotidiano Monástico está de regresso à Feira Afonsina depois do sucesso de 2022. Ao longo de todo o dia, o público poderá ficar a conhecer como se vivia dentro da Colegiada da Nossa Senhora da Oliveira com recriações e ainda visitas orientadas pelo Prior da Colegiada.
Horário: Todo o dia / 12:30 / 18:30 (visitas)
Local: Museu de Alberto Sampaio

APRENDER A FAZER FOGO, E DO FOGO APRENDER A MOLDAR O AÇO
No “pequeno” burgo, instalado junto ao Castelo da vila de cima, existem duas oficinas cujo fogo é o tema central. São ferreiros que trabalham o fogo e o aço que vão originar em belas armas que ficarão disponíveis para o futuro rei.
Horário: 15:00 / 15:45 / 17:00 / 17:45
Local: Burgo (Monte Latito)

FAZER AS DELÍCIAS DOS PETIZES NO ACAMPAMENTO E NO JARDIM DOS INFANTES
Os mais novos voltam a ter um grande destaque com duas zonas dedicadas. O Jardim dos Infantes estará localizado junto ao Paço dos Duques de Bragança
Horário: Todo o dia
Local: Largo Martins Sarmento e Jardim do Paço dos Duques

FAZER COMPRAS NOS MERCADORES CAMINHANTES
De vila em vila, passando pelas grandes cidades, mercadores vindos de todo o país apresentam as melhores iguarias, o melhor artesanato ou chás. Há de tudo um pouco e o Euro serve mesmo de moeda de troca.
Horário: Todo o dia
Local: Rua Conde D. Henrique e Largo Martins Sarmento

APRENDER TÉCNICAS DE BATALHA E PARTILHAR A MESA DE REFEIÇÕES COM OS MILITARES
Dos mais novos aos mais velhos, todos gostam de boas histórias, então à mesa é que se partilham aventuras por esse continente fora. Para os mais corajosos, há um local para experimentar vestes de guerreiro, usar armas de combate e ainda conhecer técnicas de básicas de uso de espada ou lanças.
Horário: 12:30 / 20:00 (repasto) | 16:00 / 18:30 (treino militar)
Local: Burgo (Monte Latito)

VESTIR-SE “À DANTES”
Como habitualmente o público poderá também “fazer parte” do certame com o aluguer de vestimentas medievais. Há roupas do simples camponês ao clero, basta que haja trajes disponíveis.
Horário: Todo o dia
Local: Paço dos Duques

DESAFIAR O FUTURO NO LARGO DO OCULTO
Uma das áreas mais concorridas da Feira Afonsina é o Largo do Oculto. Aqui encontram-se adivinhadores do futuro e vendedores de artigos holísticos. Uma vez aqui, é fácil perdemo-nos entre as pedras brilhantes, as adivinhas expostas ou os destinos já traçados das leituras de sinas.
Horário: Todo o dia
Local: Largo dos Laranjais

Share.
Exit mobile version