11 plataformas para ajudar os cidadãos em plena quarentena

0

Há cada vez mais ferramentas de serviços para ajudar os cidadãos no difícil dia a dia de quarentena. O FreePass juntou algumas e aglomerou um só artigo.

Plataformas de entregas em casa, sites que promovem o comércio local ou links que possibilitam a descoberta de casas vazias para profissionais de saúde são algumas das mais recentes inovações que merecem uma partilha por parte de todos.

COVIDOGRAFIA
Depois de aglomerar alguns cientistas e engenheiros voluntários, o coletivo #tech4covid criou uma aplicação para cartografar a epidemia em Portugal. Todos podem colocar os seus dados, sintomas e observar os resultados na sua área de residência. Uma plataforma que funciona a nível comunitário.

QUIETINHO EM CASA
Começamos pela plataforma Quietinho em Casa. Nasceu da vontade de criar uma melhor acessibilidade aos portugueses de empresas que fazem entregas em casa. Aqui estão reunidas várias entidades que podem tornar a vida de cada um pouco mais fácil. Neste site é também possível encontrar alguns dos sites que veremos em baixo.

GO SMALL STAY HOME
O Go Small Stay Home é um site que pretende dar a conhecer negócios locais para adquirir produtos essenciais. Aqui estão reunidos talhos, mercearias, frutarias e pequenos supermercados. Tudo em pequena escala e local, apenas para ajudar os negócios locais e todos podem contribuir. Até à data, Guimarães ainda não tem nenhum negócio local.

ACOLHE UM HERÓI
Já aqui falamos desta iniciativa mas sem referir a totalidade da mesma. Por isso apresentamos agora a plataforma Acolhe Um Herói que pretende ligar profissionais de saúde a quem tenha uma habitação vazia para acolher estas pessoas.

STAYATHOME.WORLD
Foi criado em Portugal e quer saber quem se encontra realmente a cumprir a quarentena. Neste site todos podem fazer o seu “Marked as Safe”, algo semelhante ao que tem no Facebook, e assim criar um movimento mundial de iniciativas de isolamento profilático.

COVID.PT
Uma plataforma colaborativa que nasceu da vontade de facilitar o acesso à informação e dicas por parte de todos. Uma espécie de Reddit onde toda a gente pode ter voz tanto para questionar como para responder a perguntas relacionadas com o Covid-19.

MINHO COVID 19
Empresas e instituições têm agora um ponto de ligação no Minho. Uma plataforma que estabelece necessidades e contribuições que as instituições e empresas procuram em toda a região do Minho. Nesta plataforma é possível ver empresas que já participam neste programa.

#STOPCOVID19
Não é bem uma platforma mas sim um iniciativa. Alojado no GoParaty, uma plataforma de crowdfunding, o movimento #StopCovid19 está a angariar dinheiro para adquirir material para os hospitais portugueses. O objetivo está fixado nos 100 mil euros.

TAIKAI
Se já falamos aqui da ligação entre profissionais e pessoas detentoras de habitações vazias, esta plataforma quer agrupar os profissionais das áreas tecnológicas e engenharias. Aqui pretende-se que se criem novas soluções tecnológicas para ajudar as entidades públicas a combater o vírus do Covid-19.

QUERO AJUDAR
É uma plataforma de ação/reação. Ou seja, as pessoas podem procurar e escrever pedidos de ajuda nesta plataforma e também dar o seu contributo para os pedidos aqui feitos.

SOS COVID
Todas as informações “locais” reunidas numa só plataforma. O SOS Covid apresenta-se com um mapa (seguido de uma autorização de geo-localização) para dar a conhecer locais onde se pode adquirir frutas, legumes e outros produtos essenciais.

Share.

Comments are closed.