Alguns destes lugares são segredo, outros são já uma prática comum de muitos vimaranenses. Observar Guimarães em pontos altos ou em zonas menos conhecidas são o tema deste próximo artigo.
O FreePass Guimarães partiu à descoberta dos melhores “sightseeing” do concelho vimaranense e encontrou alguns dos melhores segredos que se devem mesmo partilhar. Da Penha a Briteiros, do Hotel Fundador à Torre da Alfandega, os melhores miradouros estão concentrados nestes artigo.
MONTANHA DA PENHA
É, talvez, o local mais concorrido desta longa lista de miradouros de Guimarães. A Montanha da Penha conta com dois incríveis miradouros, um no Santuário da Penha e outro na praça do Pio IX. Recomendamos também uma viagem de Teleférico que dá para aproveitar bem as belas vistas para a cidade.
TORRE DA ALFÂNDEGA
A Torre da Alfândega abriu em agosto de 2024 com entrada gratuita e até ao momento tem feito as delícias de quem visita a cidade. O público pode observar alguns detalhes do centro histórico, enquanto que este equipamento ainda não é um museu.
CASTELO DE GUIMARÃES
No Monte Latito também se podem observar uns belos telhados e também pessoas em pouco pequeno. É a partir do Castelo de Guimarães que se pode observar o grande espaço verde à sua volta e também a parte mais baixa da cidade. O Paço dos Duques é outro dos edifícios que se pode visualizar noutras perspetivas.
IGREJA DOS SANTOS PASSOS
Foi uma das surpresas deste verão de 2024. A abertura do miradouro da Igreja de S. Gualter, como é conhecida, abriu outras perspetivas sobre a cidade berço e o belíssimo jardim à sua frente. A entrada tem um custo de 1€ por pessoa.
JARDINS DO CENTRO CULTURAL VILA FLOR
Um dos mais belos e cuidados jardins de Guimarães tem um centro cultural, uma galeria de exposições e um café concerto para apoiar a sua visitação. Deste jardim é possível ver com bons olhos o Paço dos Duques e o Castelo de Guimarães, bem como a intensa cor laranja dos telhados do centro histórico.
UNIVERSIDADE DO MINHO (CAMPUS AZURÉM)
Os jardins do Campus de Azurém da Universidade do Minho são já um “must-go” para muitos que ali estudam. O percurso pedonal entre a frente e as traseiras da UMinho, agora cimentado, e uma visita ao recém-construído edifício da Biblioteca da UM são as nossas dicas para ver um intenso vale no centro da cidade berço.
HOTEL FUNDADOR
O último andar da enorme torre do Hotel Fundador reserva uma vista maravilhosa sobre a cidade de Guimarães. Aqui é possível tomar um café ou petiscar uns doces entanto se emerge nas deslumbrantes vistas citadinas. Os preços valem a bela visita a este local.
PARQUE DE CAMÕES
O Parque de Camões reserva um dos melhores rooftops da cidade de Guimarães. Uma vasta gramagem de relvado combinado com umas boas horas de sol exposto dão a este lugar um dos melhores sítios para observar a parte baixa do centro histórico. O parque tem cerca de 450 lugares de estacionamento a preços muito acessíveis.
POUSADA DE STA. MARINHA DA COSTA
Se no centro da cidade é incrível mirar a Pousada de Sta. Marinha da Costa, o oposto é também (ainda para mais nesta época festiva, onde estão ligadas centenas de luzes). Neste espaço com centenas de anos na sua estrutura, encontra-se uma luxuosa pousada nacional, um restaurante e uma pequena igreja. O jardim nas traseiras também dever ser visitado.
CITÂNIA DE BRITEIROS
É um local com uma grande importância arqueológica para o território vimaranense. A Citânia de Briteiros esconde também uma deslumbrante vista sobre esta antiga civilização a partir do seu café, que infelizmente nem sempre funciona. Mas uma ida à pequena varanda e já se tem uma perspetiva do que se quer mostrar.
ADARVE DA MURALHA
Até há bem poucos anos era impossível caminhar sobre os estreitos caminhos muralhados de Guimarães. Obras na muralha e no Castelo tornaram isso possível, ainda para mais no adarve da muralha, que liga o Museu de Aberto Sampaio ao Largo da Mumadona, e a sua transição é gratuita.