Guimarães é muitas vezes reconhecida pela sua qualidade de vida e pela agenda amplamente preenchida, que coloca muito vimaranenses a “viver a cidade”. Todos os dias há o que fazer em Guimarães, coletivamente.
O que fazer nos vários dias da semana? O FreePass Guimarães preparou um artigo a identificar programas para fazer em todos os dias da semana. Estes programas podem muito bem ser conciliados com um almoçar ou jantar fora, bem como passeios pela cidade. Ora vejamos.

SEGUNDAS-FEIRAS
As segundas-feiras já não são de “descanso” na cidade berço. O Guimarães Corre Corre promove uma hora de boa disposição à volta do miolo urbano da cidade com ponto de encontro a ser localizado na praça superior da Plataforma das Artes, todas as segundas, às 21:00.

TERÇAS-FEIRAS
Com uma boa parte dos restaurantes encerrados às terças-feiras, poucas são as opções para uma escapadela do dia de trabalho. No entanto há, nem todas as terças, sessões especiais do Cineclube de Guimarães. Normalmente nestes dias rodam filmes de um ciclo destacado desta organização.

QUARTAS-FEIRAS
Vai um passo de dança? Ou umas sessões de improviso musical? As propostas para este dia a meio da semana são várias com os programas Bailar em Casa, na Casa da Memória, bem como umas jam sessions que podem acontecer tanto na Associação Convívio ou no Café Concerto (que tem também noites de comédia). As últimas quartas-feiras de cada mês está reservada para uma sessão do Shortcutz Guimarães.

QUINTAS-FEIRAS
As jam sessions continuam no dia seguinte com as Late Night Jam no Tribuna, localizado no São Mamede CAE. As quintas-feiras têm também as divertidas noites de quiz no Ramada 1930 que podem valer prémios bem apetitosos. Nestes dias também é possível dar um passo de dança com aulas práticas na sede dos 20 Arautos (recomendado para a malta sénior).

SEXTAS-FEIRAS
Chegamos ao fim da semana de trabalho e as opções são várias para desfrutar da movida vimaranense. O Círculo Arte e Recreio apresenta quase sempre um programa eclético, que vai desde as noites de quiz a concertos de jazz. E por falar em concertos, há sempre um à escolha no CAAA. Para lá da meia-noite há espaços de diversão noturna abertos até horas mais tardias e com estilos de música mais “quentes”, e são: 4ever Bar, Santamaria Bar, Tribuna, Café Concerto, Século XIX, entre outros.

SÁBADOS
Porque é de manhã que se começa o dia, há que ter vontade para ir ao Mercadinho Local, entre as 10:00 e as 13:00, com alguns produtores locais a venderem artigos biológicos. Em alguns sábados à tarde há também sessões de cinema para crianças no CCVF. À noite há concertos no CAAA, dj sets no Convívio e música de salto alto em espaços como o Património Club e outros espaços já referidos na “sexta passada”.

DOMINGOS
Após dos almoços há passeios pelos parques verdes do concelho. Famílias e amigos desfrutam de umas belas caminhadas para desgastar e libertar o stress da semana. Aos domingos à noite, muitas dezenas (senão centenas) de vimaranenses reservam a noite para as sessões do Cineclube de Guimarães.