O regresso das férias é também marcado pelo célebre pensamento “é agora que arranjo algo extra para fazer”. Segundo esta premissa, o FreePass Guimarães volta a publicar sugestões para o que fazer nesta nova temporada.
Descobrimos vários equipamentos para os vimaranenses preencherem as horas mortas do dia a dia. Da música ao teatro, da pintura ao desporto, há muita atividade extracurricular para fazer no belo concelho de Guimarães.
AULAS DE DANÇA NA ACADEMIA DE BAILADO DE GUIMARÃES
Do ballet ao hip-hop, passando pela dança contemporânea, a mais antiga escola de dança da região está pronta para um novo ano letivo. Há aulas específicas e também cursos para as várias idades. O que importa é mesmo soltar o corpo e libertar a alma.
Onde: Zona do Villa
AULAS DE PINTURA COM LUÍS CANÁRIO ROCHA
O artista vimaranense dá aulas por cima da histórica loja Orpheu, também ela virada para as artes. Uma boa sugestão, aliar a venda de materiais para as artes às aulas de pintura com o Luís Canário Rocha.
Onde: Rua Gil Vicente
AULAS DE “ROCK” NA WORKSHOP MUSIC
A família Workshop está cada vez maior. Muito talento já despoletou destas aulas, assim como bandas, que já passaram por vários palcos nacionais. Este ano, as aulas mudam de local, com a Woorkshop a abrir portas na Rua da Índia, nos Prédios Verdes junto à rotunda do McDrive.
Onde: Rua da Índia – Bloco 510 – Loja 13
AULAS DE PINTURA COM RAFAEL OLIVEIRA
A arte da pintura veio para ficar e há quem deseje escolher o seu mestre pintor (há várias opções pelo concelho). O jovem artista Rafael Oliveira está com o seu atelier aberto e a nova temporada terá mais lugares disponíveis para as aulas práticas de pintura.
Onde: Mesão Frio
AULAS DE HIPISMO
Atualmente há dois grandes centros equestres com aulas para alunos de todas as idades. O Centro Equestre Loureiro Velho e o Centro Hípico da Pena Brava são duas boas opções para quem deseja aprender com estes animais.
Onde: Fermentões / Abação
AULAS NO TEATRO OFICINA
Estão abertas as inscrições para as Oficinas do Teatro Oficina. Este ano há novidades com o programa PANOS, desenvolvido pela Culturgest, que cruza o teatro escolar e juvenil com as novas dramaturgias. De ressalvar os vários níveis de formação existentes nestas OTOs. As inscrições podem ser feitas aqui.
Onde: CCVF / Zona do Villa
UNS MERGULHOS NA NATAÇÃO
Descomprimir ao fim de um dia de trabalho, com umas braçadas na piscina, para lavar o corpo e a alma? sim, também há várias opções na cidade berço.
Onde: Multiusos de Guimarães / Zona da Quintã
APRENDER TÉCNICAS DE COSTURA
Carla Costa Atelier e Dona Costura estão a captar todas as atenções para quem tem um gosto pela costura. Do design ou bordado, todas as técnicas estão prontas a ser ensinadas nestas duas grandes escolas de Guimarães.
Onde: Rua da Caldeiroa / Zona do Triângulo
OFICINAS DE OLARIA
Não uma mas duas oficinas para aprender técnicas de olaria. Em Guimarães o gosto pela olaria está a renascer e há duas oportunidades para aprender esta técnica. No centro histórico existe o pequeno espaço de Joy Hanford que recebe todos os dias amantes deste oficio. Já aos sábados há workshops na Casa do Povo de Fermentões com Maria Fernanda Braga.
Onde: Largo do Retiro / Casa do Povo de Fermentões
PRATICAR PADEL
A moda do padel veio para ficar e é uma boa solução para juntar o exercício físico ao convívio com amigos. Em Guimarães já existem várias opções desta prática desportiva. O difícil é mesmo escolher o local!
Onde: Feel Padel / Top Padel / Clube de Ténis de Guimarães