“We’ll meet again”, Sara Barros Leitão dá o mote para o regresso ao Teatro (Oficina)

0

Durante o próximo ano, Sara Barros Leitão vai dirigir a companhia de teatro vimaranense com o lema “O ano do nosso desconfinamento”. E os trabalhos já arrancaram no Espaço Oficina, por baixo do Centro Comercial Villa.

A atriz e encenadora vai orientar o novo ciclo do Teatro Oficina ao longo de 2022. Nos próximos quatro anos serão quatro os diretores a dirigirem a companhia sem atores fixos no multifuncional Espaço Oficina, preparando as atividades e programando a área do teatro local e regional, já que Sara Barros Leitão quer criar ligações com escolas de teatro dos concelhos vizinhos como Famalicão ou Porto.

Sem profetizar o que poderá acontecer ao longo do ano, a nova diretora artística do Teatro Oficina estabelece já algumas atividades como o “Assalto ao Arquivo” onde se pretende recuperar e catalogar documentos e adereços de peças e criações antigas que aconteceram em Guimarães. Um podcast, um ciclo de leituras de partituras teatrais e o regresso das Jornadas de Teatro para todo o país, fecham os primeiros planos para 2022.

Nesta primeira experiência de Sara Barros Leitão à frente de uma estrutura profissional, a atriz vai também trabalhar num novo espetáculo, que já tem nome “Há ir e Voltar”, mas que ainda não colocou em papel todas as ideias. No entanto, é sabido que o espetáculo vai rodar no Espaço Oficina ao longo de três semanas, independentemente da adesão do público, a partir do dia 22 de setembro.

A música de Vera Lynn, cantada inúmeras vezes para os combatentes britânicos na Segunda Guerra Mundial, foi o mote para este regresso aos abraços, aos palcos, ao suor e às emoções enquanto espetador. O convite fica dado a todos os vimaranenses para passarem a qualquer hora por este “underground” do teatro de Guimarães.

Share.
Exit mobile version