Via Guimarães-Famalicão recebe luz verde para a sua reabilitação

0

Está aberto o concurso público para a reabilitação da EN206, a estrada que liga os concelhos de Guimarães e Famalicão, por Ronfe. Obras podem ter uma duração de dois anos.

Está confirmada a requalificação do principal trajeto rodoviário entre o baixo Minho e o Douro Litoral pela Infraestruturas de Portugal. O projeto está orçado em cerca de 10 milhões de euros com a obra finalizada no segundo semestre de 2026 e contemplando diversos espaços de lazer e ciclovias em vários pontos da ligação.

O projeto era uma intenção dos municípios de Famalicão e Guimarães onde ambos desejavam que a obra fosse implementada pela atual detentora da via rodoviária. Buracos e irregularidades no pavimento foram as principais queixas dos utilizadores que fizeram pressão às três entidades para corrigir alguns dos problemas.

O despacho publicado no Diário da República assegura a concretização da obra a dois tempos com um orçamento de 3 milhões de euros no primeiro ano e sete milhões para 2026. O concurso está agora aberto e espera correspondência de várias entidades para a sua empreitada. Existe ainda a intenção de preparar a via para uma futura ligação rápida por via de metrobus.

Share.
Exit mobile version