UMinho volta a ser a universidade com mais pedidos de patentes em Portugal

0

Segundo o “Barómetro Inventa – Patentes Made in Portugal 2022” a Universidade do Minho é a instituição de ensino com mais pedidos de patentes (um total de 50). Portugal poderá ultrapassar Luxemburgo e República Checa nos próximos anos.

UMinho foi também classificada como a segunda entidade com mais pedidos de patentes, apenas ultrapassada pela empresa Delta com 58 pedidos de “famílias de patentes”. Universidades do Porto (47), Lisboa (40), Aveiro (37) e a Bosch Portugal (35) fecham o top nacional.

Esta lista agrega os registos que deram entrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), no Instituto Europeu de Patentes, na Organização Mundial da Propriedade Intelectual, no Instituto Norte-Americano de Marcas e Patentes, no Instituto Chinês de Patentes, no Instituto de Propriedade Intelectual do Canadá e no INPI do Brasil.

O Barómetro Inventa revela que Portugal passou do 29º para 20º a nível europeu nos últimos 20 anos, com um grande impulso do norte do país que contribuiu quase 50% dos pedidos de patentes.

Share.
Exit mobile version