Um ano e meio, 200 ocorrências e equipa reforçada. Projeto dos guarda-rios é para continuar

0

Guimarães continua o combate às descargas poluentes nos rios. Equipa de guarda-rios, lançada em 2021, será reforçada com mais dois elementos após ter identificado mais de 200 ocorrências prejudiciais ao ambiente.

São duas mulheres que vão agora reforçar a brigada de intervenção nos rios de Guimarães, o Ave e o Selho. Vários municípios têm ressuscitado esta profissão extinta no século XX e que agora surgem como principais fontes de informação sobre descargas ilegais, manutenção da orla ribeirinha ou de controlo ambiental dos rios.

Guimarães foi um dos municípios pioneiros na criação deste corpo de intervenção em Portugal, a que se seguiram muitos outros concelhos a reorganizar equipas para o controlo dos rios. Hoje em dia, o concelho vimaranense não pretende dispensar este serviço que conta com parceria do Município de Guimarães.

Com mais de 200 casos assinalados, a Vitrus conta agora com duas novas mulheres guarda-rios, o que perfaz um total de quatro elementos e uma viatura para os próximos anos.

Share.
Exit mobile version