Trânsito, estacionamento ou catástrofes, Guimarães tem agora um local que concentra tudo

0

Com recurso às novas tecnologias, Guimarães dá mais um passo em frente para se tornar numa cidade inteligente. O novo Centro de Operações Integradas quer ser o braço direito da segurança dos vimaranenses.

Está localizado em frente à sede do Município de Guimarães e quer gerir melhor os recursos disponíveis em casos de catástrofes naturais, riscos de incêndio, eventos para massas e muito mais. Este novo equipamento estará ligado também à Proteção Civil de Guimarães, Bombeiros, PSP ou GNR, tudo para dar uma resposta mais eficaz.

Será também neste COI que o município irá analisar os dados dos frequentadores das ecovias, do estacionamento local e até controlar o serviço de wi-fi gratuito nos vários pontos do concelho. Todas as informações recolhidas são fruto de uma análise de dados profunda, através de sensores e câmaras de vídeo em tempo real.

Este novo serviço ao dispor do Município e das forças de segurança não entrará em conflito com dados confidenciais tanto dos cidadãos como das autoridades e dos bombeiros.

Share.
Exit mobile version