Ruínas de um antigo povoado já podem ser visitas no concelho de Guimarães

0

É um dos grandes achados do século XIX descoberto pelo arqueólogo vimaranense Martins Sarmento e que agora ficou revelado graças às recentes intervenções propostas pelo programa do Orçamento Participativo.

Depois da Citânia de Briteiros, os entusiastas e admiradores de civilizações antigas podem agora usufruir de uma pequena povoação na freguesia de Selho São Lourenço. O Castro Sabroso foi recentemente reabilitado por vontade popular e financiado por dinheiros municipais e europeus.

Monumento nacional desde 1910, parte do Castro Sabroso encontrava-se escondido pela vegetação e que face às intevenções foi descoberta uma muralha defensiva de quase 300 metros de comprimento e chega a ter três de altura. Estima-se que o povo que por aqui viveu, habitou este lugar cerca de 1000 anos antes de Cristo e usava ferramentas ainda rudimentares, apesar do acesso ao fogo.

O acesso a este local é livre e gratuito, com acesso a uma travessia pedonal, e todas as informações podem ser encontradas através dos canis da Sociedade Martins Sarmento, ou então nas placas informativas do espaço.

Share.
Exit mobile version