Rua da Caldeiroa espreita o futuro com remodelação da antiga Fábrica do Arquinho

0

Foram reveladas as primeiras imagens do projeto de requalificação da antiga Fábrica do Arquinho, localizado na Rua da Caldeiroa e projetado para acolher novas valências da Universidade do Minho. Projeto é assinado pelo atelier portuense AND-RÉ Architecture.

O novo complexo de ensino e investigação de Guimarães vai chamar-se Tech-G e pretende acolher o Aerospace Research Center, a nova aposta curricular da Universidade do Minho, e também a spin-off Fibrenamics, dedicada às fibras e e seus derivados que tem a sua atual sede no Campus de Azurém.

Este equipamento será utilizado para aulas e laboratórios de engenharia aeroespacial e também para a continuação dos estudos e trabalhos da Fibrenamics, confirmando-se assim uma nova ramificação da Universidade do Minho no campus de Couros. O complexo vai nascer num dos quarteirões que tem sido alvo de grande transformação urbanística no último ano e meio.

O primeiro concurso para o projeto de arquitetura foi lançado em 2022, tendo ficado deserto, e repetiu-se no início de 2023 com um valor base de licitação de 280 mil euros. A proposta vencedora foi a do atelier portuense AND-RÉ Architecture e parte da renovação pode ser vista neste link.

Share.
Exit mobile version