Recolha de resíduos orgânicos em Guimarães superou expectativas em 2023

0

O processo de recolha de resíduos orgânicos arrancou em 2022 mas foi em 2023 que a Vitrus registou a maior adesão da população. Empresa municipal recolheu seis mil toneladas de resíduos orgânicos nos últimos doze meses.

O novo serviço de recolha de resíduos orgânicos, que em 2023 se alargou a outras freguesias do concelho de Guimarães, registou um aumento de 700% de depósitos em relação a 2022. O processo sofreu também novos contornos, com a colocação de 200 contentores em vários pontos, o que ajudou a população a aderir a esta iniciativa.

A recolha destes compósitos irá permitir que Guimarães reduza a sua pegada carbónica e fornece matéria-prima a quem procura fertilizantes naturais, fazendo assim um modelo de economia circular.

O serviço de recolha destes resíduos orgânicos acontece nas freguesias de Oliveira, S. Paio, S. Sebastião, Azurém, Caldelas, Costa, Creixomil, Fermentões, Mesão Frio, Ponte e Urgezes. A população pode contribuir para esta ação com restos de comida, vegetais, frutas, sopa, pão, bolos, carne, peixe, laticínios, cascas de marisco, cascas de ovos, sacos de chá, palitos, guardanapos, plantas, folhas, cabelo e unhas ou objetos compostáveis.

Share.
Exit mobile version