Programa 1º Direito dá luz verde a 172 casas a custo controlado em Guimarães

0

Está em marcha a primeira fase do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação – 1º Direito no concelho de Guimarães. O município encontra-se a proceder à aquisição de 172 novas frações com um valor total de 21 milhões de euros.

Inserido no Plano de Recuperação e Resiliência, Guimarães estima construir cerca de 170 novas habitações por todo o concelho a preços controlados para os vimaranenses. Muitos dos casos estão já identificados pela CASFIG e muitas destas frações destinam-se a famílias em situações precárias ou então de idosos que não conseguem melhorar a sua qualidade de vida.

Guimarães vai construir de raiz em diversas freguesias como Creixomil, Azurém, Fermentões ou Urgezes, uma vez que não conseguiu bons acordos para a reabilitação de imóveis. O programa 1º Direito tinha um orçamento previsto de 13 milhões de euros para o concelho vimaranense mas depressa se percebeu que a verba seria insuficiente para a conclusão do programa.

Entre as novas habitações que irão nascer em Guimarães nesta primeira fase contabilizam-se 79 T1, 67 T2, 23 T3 e 3 T4. Para aquisição das frações, estima-se que o Município realize um investimento total estimado em €21.289.800,00.

Share.
Exit mobile version