Procuram-se mulheres da resistência que desafiaram o regime autoritário de Salazar

0

Guimarães é uma das cidades que vai integrar o projeto WORTH – Women in Resistance in 20th Century através da organização não-governamental Fraterna. Outros quatro países vão também estabelecer trabalhos no mesmo sentido.

O WORTH é uma iniciativa que envolve cinco organizações não governamentais da Itália, Eslovênia, Polônia, Romênia e Portugal concentrando-se na resistência ocorrida durante o século XX e no papel crucial que desempenhou na transição democrática, pretendendo proporcionar uma visão mais inclusiva e uma dimensão europeia da história comum.

Em relação ao contexto português, o projeto WORTH está particularmente interessado em identificar e destacar as mulheres Vimaranenses que de alguma forma desafiaram o regime autoritário de António de Oliveira Salazar, contribuindo assim para o processo de democratização de Portugal. Estas mulheres, muitas vezes esquecidas pela história oficial, desempenharam papéis cruciais através de atividades de resistência política, social e cultural.

Ao longo do próximo ano de 2024, a organização portuguesa irá contar com eventos como “Café do Mundo”, conversas com “Livros Vivos” e trilhos urbanos. Todos os contributos podem ser encaminhados para rita-miranda@fraterna.org ou pelo telefone 253 55 22 12.

Share.
Exit mobile version