Foi assinado um protocolo entre o Município de Guimarães e a Museus e Monumentos de Portugal para a reabilitação do espaço público do Monte Latito. Acessibilidade e estética serão pontos fortes na transformação da zona envolvente ao Castelo e Paço dos Duques.
Dois dos monumentos públicos mais visitados em todo o país estão próximos de ver a sua paisagem reconfigurada. Esta intervenção carece ainda de estudos, mas a obra é pensada pelas duas entidades de forma a transformar toda a área entre o Campo S. Mamede e a Estátua de D. Afonso Henriques.
Em final de mandato, Domingos Bragança adiantou ainda que deixará uma pasta para o futuro presidente da autarquia vimaranense com estudos preliminares de ligações por área verde ao Largo da Mumadona e também aos jardins da Universidade do Minho, melhorando a acessibilidade e aumentando a área de lazer desta zona da cidade de Guimarães.
O protocolo foi assinado no Paço dos Duques de Bragança, no passado dia 17 de outubro, na presença das entidades envolvidas, comunicação social e entidades locais.

