O que ver e fazer em Guimarães neste verão? Temos 13 ideias

0

Cidade (re)conhecida pelo seu vasto património cultural, arquitetónico e natural, Guimarães eleva-se cada vez mais como um concelho de eleição para os seus habitantes e também para quem visita.

O verão já arrancou, é certo, mas há que ter em conta tudo o que se pode aproveitar de Guimarães, tal como aconteceu na Feira Afonsina, o Sunset Praça, as várias exposições recentemente inauguradas, o Guimarães Beer Fest, entre outras festas mais ou menos populares. Por isso, eis uma lista de coisas a fazer neste verão.

VISITAR MUSEUS E MONUMENTOS
Guimarães tem dois dos monumentos mais visitados do norte do país e uma das coleções e exposições de arte contemporânea mais interessantes de Portugal. Do Palácio Vila Flor, passando pelo CIAJG, Casa da Memória, CAAA até ao Paço dos Duques e Castelo de Guimarães, o público pode usufruir deste belo percurso com a compra do Guimarães Pass, onde obtém um desconto de quase 50% nas entradas destes espaços e é válido por 4 dias com o preço de cerca de 15€.

DAR UNS MERGULHOS NAS PISCINAS
Nos dias mais quentes nada melhor que um plano em família ou amigos para uma ida às piscinas públicas. Há diversos equipamentos espalhados pelo concelho que apresentam ofertas muito diversificadas. Recentemente criamos um artigo onde é possível descobrir que piscinas se encontram ativas neste verão de 2023.

AGENDAR UMA SAÍDA À NOITE COM AMIGOS
Um dos pontos de encontro mais populares dos vimaranenses é o centro histórico. É normalmente daqui que depois de criam os roteiros para a movida, com idas paras os clubes, discotecas ou bares com horários mais alargados. No entanto, os primeiros brindes são pela malha medieval.

EXPLORAR 10 PARAÍSOS NATURAIS DO CONCELHO
Repescamos agora um artigo de 2022 que teve um grande sucesso entre os vimaranenses com a descoberta de lugares e sítios encantadores que nunca imaginaríamos que estes se localizassem dentro do concelho de Guimarães. Mas sim, localizam-se bem perto e são segredos por descobrir.

AVENTURAR-SE À “NOITE NO MUSEU” E NA EXPOSIÇÃO IMERSIVA “MONET & KLIMT”
É uma iniciativa única em Portugal e agora com um acrescento da empresa que tem feito grande sucesso com a criação de exposições imersivas em Lisboa e Porto, o Museu à Noite. O Museu de Alberto Sampaio volta assim a abrir as suas portas à vida noturna com visita a uma exposição temporária no seu claustro e também ao jardim, com um bilhete conjunto de 8,5€.

APROVEITAR AS “QUINTAS À NOITE” NO PAÇO DOS DUQUES
E porque as quintas são as novas sextas, o Paço dos Duques volta a abrir portas à arte e à cultura todas as quintas-feiras durante os meses de julho e agosto. Um espetáculo da Outra Voz, visitas de lanterna, concertos e até circo contemporâneo estão no cardápio do programa das “Quintas à Noite”.

FAZER UM PERCURSO PELA ARTE URBANA DO BAIRRO C
Graffitis, murais e instalações artísticas preenchem agora a zona baixa da cidade. O percurso é simples e muito bonito de se fazer pois atravessa muitas artérias que normalmente não são conhecidas de muitos vimaranenses. O ideal é mesmo programar uma visita e petiscar pelo caminho.

SER DESAFIADO A DESCOBRIR AS FREGUESIAS COM O EXCENTRICIDADE
Faltam motivos para visitar as freguesias e localidades de Guimarães? Então o melhor é consultar os programas do ExcentriCidade, com grande destaque, neste ano de 2023, para festivais e concertos descentralizados. Um dos mais falados é mesmo o Rock no Rio Febras, que se realiza a 22 de julho, mas até lá há muito mais para ver, ouvir e sentir. Consulta a agenda para ficares a conhecer melhor.

SABOREAR UM PETISCO TÍPICO NAS REDONDEZAS
E já que estamos fora do centro da cidade, porque não “irmos aos bolos”? Esta expressão, muito utilizada pelos vimaranenses que procuram este petisco ao longo do ano e com várias casas a ter o seu próprio fabrico. De norte a sul de Guimarães, do centro à periferia, há mais de 20 sugestões para petiscar os tradicionais bolos com sardinha ou toucinho.

PELOS CAMINHOS DA IDADE DA PEDRA
Guimarães tem um grande tesouro localizado na freguesia de Briteiros. A Citânia de Briteiros é uma das maiores descobertas arqueológicas da região e a sua preservação quer-se bem estimada, ainda para mais com uma vista deslumbrante sobre a região. Recentemente abriu também ao público o Castro Sabroso, um outro povoado que merece uma visita.

APROVEITAR O MELHOR DA AGENDA CULTURAL
Foi muito forte o arranque do verão com várias enchentes no Guimarães Beer Fest, na Feira Afonsina ou no Sunset Praça. No entanto esperam-se muitos outros eventos que vão colocar a cidade a respirar cultura, como é o caso das Festas Gualterianas, o Vaudeville Rendez-Vous, o festival L’Agosto, os eventos dos Banhos Velhos ou o Suave Fest. O que é certo é que todos os fins de semana haverá muito para ver e fazer.

VISITAR A FEIRA DA PEQUENADA
Foi uma das maiores sensações para os mais novos na última década e está prometido o regresso em 2023. O Multiusos de Guimarães será o abrigo perfeito para quem deseja passar um belo tempo em família.

CINEMA AO AR LIVRE E GRATUITO
Guimarães não passa um verão sem o seu programa “Cinema em Noites de Verão” no centro histórico. O programa para 2023 ainda não está revelado, mas é certo que haverá cinema na pequena “Feira do Pão” com uma dezena de filmes para todos os gostos em vários dias da semana.

Share.
Exit mobile version