O primeiro de quatro encontros com reputados investigadores e historiadores nacionais e internacionais que terá lugar na cidade de Guimarães vai realizar-se nos próximos dias 14 e 15 de novembro, na Sociedade Martins Sarmento.
A “Gestualidade Feudal. Nos 900 Anos da Investidura de D. Afonso Henriques (Zamora, 1125)” é o primeiro de vários eventos científicos que prometem pormenorizar os acontecimentos que levaram ao “dia um de Portugal”. Em 2025, e durante dois dias, irão marcar presença na cidade berço várias figuras da história e da investigação científica como o coordenador José Augusto de Sottomayor-Pizarro, Luís Carlos Amaral, Pedro Picoito, Fernando López Alsina, entre outros.
O primeiro monarca português e a importância para a criação de um novo país vão desafiar cientistas, investigadores e historiadores a compreender melhor o simbolismo que está por detrás da conquista da nacionalidade e também da evocação futura da data do 24 de junho de 1128.
Até 2029 estão agendados outros dois colóquios e uma conferência internacional que irá marcar a principal data evocativa da primeira tarde portuguesa. Toda a informação pode ser consultada através deste site.

