Maratona de ideias em prol das smart cities

0

Depois de ser “cidade-teste”, Guimarães acolhe em 2018 a Smarthon, a maratona de desafios a cidades inteligentes. O evento acontece na Plataforma das Artes a 9 de Janeiro.

Lisboa recebeu este evento em 2017 e Guimarães apresentou-se como parceira nas ideias debatidas em plena conferência. Agora, a Smarthon 2018 traz um novo desafio à cidade berço com inscrições abertas a grupos de pessoas que apresentem soluções nas áreas da inovação e tecnologia às ditas “cidades inteligentes”.

Em aberto encontram-se as propostas para as áreas de Energia, Espaço Urbano, Clima, Água, Iluminação, Conhecimento, Mobilidade, Data (ICT), Trabalho, Habitação, Resíduos e Cidadãos. As ideias aprovadas serão depois propostas no consórcio DREAM, onde fazem parte cidades ex-CEC, como Guimarães, Vilnius, Thessaloniki, Weimar, Trieste, Dundee, Timisoara e Kharkiv.

Entre júris e oradores, o evento contará com as presenças de Ricardo Costa, Paulo Novais, Miguel de Castro Neto, Alexandre Almeida ou Georg Dutschke. As inscrições, e todas as informações, podem ser feitas através do site da entidade responsável Irradiare.

Fotografia: João Octávio Peixoto

Share.
Exit mobile version