Mais de 2000 toneladas de resíduos orgânicos já foram recolhidos desde o início do ano

0

Depois das intensas campanhas de promoção para a coleta de resíduos orgânicos e de uma implementação eficaz em várias freguesias do concelho, eis os surpreendentes números desta nova prática em Guimarães.

É um crescimento de 150% face ao mesmo período de 2022 o que resulta em mais de 2000 toneladas de resíduos orgânicos recolhidos nos ecopontos distribuídos pelas casas, restaurantes e outros serviços em nove freguesias do concelho. Este novo serviço de recolha porta-a-porta veio acelerar o processo.

O processo de recolha às portas dos privados e públicos de Guimarães iniciou-se em 2020 abrangendo apenas o centro histórico de Guimarães, com um alcance de cerca de 4 mil cidadãos. Em 2022, o sistema alargou-se para lá da cidade atingindo 55 mil habitantes e que resultou na recuperação de 2093,62 toneladas de resíduos orgânicos.

As famílias e estabelecimentos residentes nas freguesias da cidade (Oliveira, S. Paio e S. Sebastião), Azurém, Caldelas, Costa, Creixomil, Fermentões, Mesão Frio, Ponte e Urgezes poderão solicitar gratuitamente contentores próprios para depois fornecer à Vitrus através do processo porta-a-porta ou então nos contentores próprios que se encontram nas ruas do concelho.

Share.
Exit mobile version