Já se volta a caminhar no topo da grande muralha de Guimarães

0

Depois de várias semanas com o seu percurso interdito, devido a obras, o adarve da muralha de Guimarães voltou a abrir ao público no habitual horário de inverno.

Aberto em junho de 2019, este icónico percurso da cidade de Guimarães volta a receber visitas entre as 10:00 e as 17:30 (horário de inverno) após conclusão da empreitada de estabilização dos merlões da muralha vimaranense, que une e protege as antigas villas de cima e de baixo.

Pensada por D. Sancho, filho de Afonso Henriques e concluída pelo rei D. Dinis, esta estrutura defensiva e o seu centro histórico resistiu a três grandes batalhas, em 1322 na guerra parental entre o Infante D. Afonso e seu pai D. Dinis, em 1369, na invasão de Castela à região do Douro e Minho, e em 1385 no cerco de D. João I aos resistentes vimaranenses.

Entre os séculos XIV e XIX, partes do fortificado vimaranense foram absorvidos para construções públicas e privadas, bem como para a abertura de novas vias rodoviárias. Hoje em dia é possível atravessar esta pequena parte da história de Guimarães, e também de Portugal, gratuitamente.

Share.
Exit mobile version