Novo executivo vimaranense vai apresentar e votar na próxima segunda-feira, 24 de novembro, os novos responsáveis pelas empresas onde o Município de Guimarães tem participação. Direções serão compostas também pelos respetivos vereadores.
As maiores cooperativas a operar em Guimarães, A Oficina e a Tempo Livre, ligadas à cultura e ao desporto, respetivamente, vão ter novas direções, nomeadamente José Luís Ribeiro, que já passou pelos quadros da Tempo Livre, e Esser Jorge Silva, que ficará responsável pela cooperativa que gere espaços como Centro Cultural Vila Flor, Centro Internacional das Artes José de Guimarães ou Fornos da Cruz de Pedra. Luísa Pedroso assume a direção da Fraterna.
Na direção do Laboratório da Paisagem será designado Rui Vítor Costa, com acompanhamento do antigo responsável Carlos Ribeiro. Também as cooperativas TuriPenha e a Taipas Turitermas vão ter novos membros, com Tiago Rodrigues no topo da montanha e Vítor Matos na vila das Taipas. A vereadora Vânia Dias com os pelouros da Mobilidade, Polícia Municipal e Proteção Civil irá assumir os cargos no Pentágono Urbano, na Estação Central de Camionagem e Associação de Municípios do Vale do Ave.
Na Vitrus haverá também mudanças, ainda que não constem no programa da reunião de câmara do próximo dia 24 de novembro, mas segundo alguns órgãos de comunicação social, Alexandre Barros da Cunha deverá substituir Sérgio Castro Rocha e João Pedro Castro deverá manter-se na direção. Na Vimagua, o nome apontado é Daniel Rodrigues. O novo presidente da autarquia vimaranense, Ricardo Araújo, assumirá também responsabilidades na associação académica TecMinho.

