Guimarães vê nas dificuldades o caminho para ser Capital Verde Europeia em 2025

0

Há dez cidades na corrida para Capital Verde Europeia em 2025 e Guimarães é uma delas. Município entregou a candidatura no final do mês de abril e só agora ficou a conhecer quem são as cidades concorrentes.

Guimarães volta a concorrer ao título perdido para Lisboa em 2020, no entanto, reafirma o compromisso de fazer mais e melhor “aliando os seus pontos positivos aos menos positivos” para assim mostrar uma realidade de querer fazer melhor obtendo o tão desejado selo de Capital Verde Europeia, um objetivo apenas possível a cidades com mais de 100 mil habitantes.

Na primeira apresentação pública, que decorreu no Laboratório da Paisagem, os responsáveis pela candidatura destacaram o caminho que Guimarães já completou mas também o que ainda falta fazer, algo que consideram como positivo para a obtenção do título que é já conhecido no próximo mês de outubro, depois de ultrapassadas duas fases “a eliminar”.

Entre os dez concorrentes, destaque para as cidades de Cagliary (Itália) que foi finalista no ano passado, para as cidades de polacas de Poznan e Rzeszow e também para a capital da Lituânia, Vilnius. A shortlist deverá ser conhecida durante os meses de verão e depois haverá uma fase de entrevistas presenciais em Talin, atual CVE, para encontrar o projeto vencedor.

A candidatura vimaranense será publicada nas próximas semanas para que todos os cidadãos possam também fazer parte deste caminho.

Share.
Exit mobile version