Guimarães será um viveiro para a indústria espacial portuguesa com o novo Space Hub

0

Foi apresentado oficialmente o Guimarães Space Hub, com localização estratégica no quarteirão da Caldeiroa, no centro da cidade. A apresentação contou ainda com várias entidades que se vão juntar a este projeto nacional.

Depois de criado o curso de Engenharia Aeroespacial, que conta com a maior média de entrada para o ensino superior em Portugal, a Universidade do Minho vê agora lançado oficialmente o projeto Guimarães Space Hub; uma nova “casa” para o mais recente curso de engenharia e também para a plataforma Fibrenamics irá ocupar uma enorme porção de terreno no centro da cidade, criando acessibilidades e abrindo passagens pedonais na zona baixa da cidade.

Com o mais recente lançamento espacial, que colocou em órbita o primeiro satélite totalmente produzido no território nacional à boleia da última viagem da Space X, Portugal regista uma clara expansão na indústria aeroespacial nos últimos 23 anos. Hoje em dia trabalham mais de 2000 pessoas neste setor e há projetos que poderão ser importantes para o território como a plataforma de acolhimento de aeronaves nos Açores.

A apresentação do Guimarães Space Hub contou com diversas entidades ligadas à indústria espacial no auditório do Teatro Jordão, como o CEIIA, em Matosinhos, a CCDRN pelo seu responsável António Cunha, Município de Guimarães, Universidade do Minho, entre outras empresas e entidades ligadas ao espectro espacial.

Share.
Exit mobile version