Guimarães lança Marca para o Mundo

0

A “Guimarães Marca” foi apresentada esta Quinta-feira ao final da tarde. Ricardo Costa, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, acertou pormenores e convidou ilustres para delinear o conceito.

Na plateia estavam empresários, jornalistas, Ministro da Economia, Presidente e ex-Presidente da autarquia e comuns cidadãos vimaranenses. Todos ansiavam por um novo desígnio para a cidade de Guimarães. E foi isso mesmo que aconteceu. Guimarães lança uma marca para todo mundo usando as empresas exportadoras como promotoras da região, dando assim a conhecer as duas faces da mesma moeda: a cidade e o produto.

Ricardo Costa, jornalista e futuro director-geral do Grupo Impresa, afirmou isso mesmo, salientando o facto da cidade minhota ter conseguido afirmar-se noutras datas como quando foi eleita Património da UNESCO e Capital Europeia da Cultura. “Guimarães sempre conseguiu destacar-se de outras cidades em termos de comunicação. Damos o exemplo de 2012 que conseguiu afirmar-se de dentro para fora com um simples claim: Tu Fazes Parte!”

Guimarães Marca está munida de uma loja na praça da Plataforma das Artes, site, redes sociais e de uma enorme vontade de gerar e captar investimento para uma região que foi devastada pela crise, onde apenas as empresas mais qualificadas conseguiram segurar-se do enorme tsunami que a cidade sofreu.

Para Manuel Caldeira Cabral, Ministro da Economia, o desafio passa por mobilizar o país para criar uma descentralização do poder económico.

Com um conceito criado, Guimarães Marca salta da comunicação para a acção com um evento anual onde as empresas se juntam para apresentar, discutir e partilhar ideias de modo a melhorar a cooperação entre as mesmas.

Esta apresentação contou ainda com Quelhas Brito, da Porto Business School, que enalteceu o valor que a cidade e a sua economia podem obter se cooperarem neste projecto juntas, com uma simples pergunta que fica no ouvido: “vamos todos amar Guimarães?”

José Neves, CEO da primeira e única start-up portuguesa a entrar na lista dos biliões de dolares, a Farfetch, deixou uma mensagem de agradecimento e de esperança para que este projecto seja um sucesso no futuro.

Apesar das 23 empresas já inscritas, os responsáveis contam abrir mais inscrições ainda este mês.

Share.
Exit mobile version