Guimarães e Arcos de Valvedez ligadas pela história

0

Está apresentado o programa da Feira Afonsina de 2016, entre os dias 23 e 26 de Junho, com uma recriação histórica do Recontro de Valdevez, uma batalha entre D. Afonso Henriques e o seu primo, D. Afonso VII de Leão.

Corre o ano de 1141 e D. Afonso Henriques decide alargar o seu território para norte. Sabendo que seu primo está em conflito com Navarra, este vê a oportunidade de conseguir um bom resultado frente a D. Afonso VII. Mas ao chegar às margens do Rio Vez, os dois exércitos encontram-se e o rei do Condado Portucalense acorda com seu primo um “recontro” entre os seus melhores guerreiros, para assim pouparem as suas tropas.

A recriação deste “bafordo” realiza-se no Campo de S. Mamede nos dias 23, 24 e 25 de Junho, às 22:00, tornando-se assim no principal acontecimento desta edição da feira medieval vimaranense. A autarquia irá disponibilizar bancadas neste recinto para quem quiser assistir com melhores condições pelo valor de 4€.

Não saindo do programa habitual, Guimarães vê ainda o regresso dos arraiais dos guerreiros junto ao Castelo, o Largo do Oculto nos Laranjais, o Jardim dos Infantes no Largo Martins Sarmento, a Praça de Mercar em frente à Câmara Municipal de Guimarães e o já conhecido Quelho das Desgraças. A Ti-Berna instala-se na Feira do Pão, assim como as zonas de iguarias e de mercadores que se alargam também um pouco por toda a zona histórica.

A 6ª edição da Feira Afonsina tem ainda um último espectáculo para o seu encerramento denominado de Folguedo Final, dando por encerrada a contenda deste evento com muita alegria e festa.

Share.
Exit mobile version