Guia para viver as Nicolinas

0

Fim de Novembro é sinónimo de Pinheiro. Pinheiro é igual a Nicolinas. Nicolinas são de Guimarães. E Guimarães está prestes a viver mais uma edição das suas festas profanas em honra dos estudantes.


Noite do Pinheiro

De todos os festejos Nicolinos, o Pinheiro é sempre o mais participado. E os entendidos da meteorologia aconselham bons agasalhos para esta noite (29 para 30 de Novembro), pois a temperatura da húmida cidade de Guimarães podem fazer bater os dentes (0 graus celcius).


Posses e Magusto

Mas esta contagem decrescente é também sinal para o início das Nicolinas, que abrangem uma panóplia de eventos dos mais variados cultos. Como as Posses e o Magusto que traduzem na recolha de bens alimentares em várias casas previamente combinadas do Centro Histórico e a consequente distribuição pela população debaixo dos Arcos do Paço do Conselho. Por isso, dia 4 de Dezembro, a partir das 21:00, junta-te a estes estudantes e à sua Banda de Música que segue animada ao som do Hino Escolástico.


Pregão

O Pregão realiza-se a 5 de Dezembro e consiste na declamação de um texto satírico-retórico, da autoria de Novos ou Velhos Nicolinos. Recitado de modo entusiasta por um estudante (o Pregoeiro), sempre escolhido de entre os 10 elementos da Comissão de Festas por ser aquele que tem a voz mais pujante. Podes assistir durante a tarde em locais como Câmara Municipal, Escola Secundária Martins Sarmento, Casa da Senhora Dona Aninhas (Rua Santa Maria), Praça S. Tiago e Torre dos Almadas.


Maçazinhas

As Maçãzinhas são o número mais importante e significativo das Festas Nicolinas. O que se demonstra até pela data da sua realização: dia 6 de Dezembro, dia de S.Nicolau, o dia mais importante dos festejos nicolinos. Neste dia é possível assistir a verdadeiras declamações através da entrega de maçãs, espetadas em lanças e entregues às donzelas, que aguardam na Praça S. Tiago pelos seus pretendentes.


Danças de S. Nicolau

Chegaram a nem se realizar durante vários anos, mas as Danças de S. Nicolau são um dos maiores acontecimentos das Festas Nicolinas. O Centro Cultural Vila Flor recebe, entre outras deambulações, uma cómica peça de teatro, música a rigor, ou a “seriedade” dos jograis. Todo o espectáculo é concebido pelos Velhos Nicolinos e tem actuação única, no dia 6 de Dezembro à noite.


Roubalheiras

Com data incerta devido a uns aproveitadores, as Roubalheiras consistem num “desvio” de pertences dos seus locais habituais para a sala de visitas de Guimarães: o Toural.

As Nicolinas são se ficam apenas por estas celebrações. Também é composto pelas Novenas, a Missa de S. Nicolau e ainda pelo seu encerramento, com o Baile Nicolino.

Share.
Exit mobile version