Guia para viver as Festas Nicolinas

0

O fim de Novembro aproxima-se e as Nicolinas preparam os vimaranenses para o Inverno frio com a entrada das festas dos estudantes. De 29 de Novembro a 7 de Dezembro Guimarães vibra com as Festas Nicolinas.

As maiores festas estudantis do país estão a chegar e nada melhor que um guia prático para te ajudar nestes próximos dias. Dias e horários, estarão nas próximas linhas para marcares na tua agenda.

CORTEJO DO PINHEIRO | 29 de Novembro
As festas iniciam-se com o habitual enterro do Pinheiro. A árvore gigante irá percorrer as principais ruas da cidade até ao seu destino junto à Igreja S. Gualter. A caminhada tem inicio às 23:00 junto ao Campo de S. Mamede. Um conselho: começa num restaurante, leva bons agasalhos, vontade de beber e espírito de partilha.

POSSES / MAGUSTO | 4 de Dezembro
Dias depois do início das Festas Nicolinas, dá-se o pedido das posses por várias casas de Guimarães. Estas casas irão prometer uma recompensa aos jovens estudantes da Comissão de Festas, que se esforçam por conseguir o seu cesto cheio de comida e bebidas. No fim do trajecto, será entregue a todos os cidadão presentes um belo repasto no Largo da Oliveira.

PREGÃO | 5 de Dezembro
O Pregão realiza-se a 5 de Dezembro e consiste na declamação de um texto satírico-retórico, da autoria de Novos ou Velhos Nicolinos. O Pregoeiro irá atravessar vários edifícios do centro da cidade declamando os grandes textos.

MAÇAZINHAS | 6 de Dezembro
É talvez o momento mais bonito de toda a festa. Os rapazes do secundário terão de entregar as suas maçãs às moças que estarão nas varandas da Praça de S. Tiago através das canas gigantes com lanças na ponta. Neste dia, será também inaugurada a nova rua, que liga o Largo Republica do Brasil ao Parque das Hortas, com nome do santo padroeiro: S. Nicolau.

DANÇAS DE S. NICOLAU | 6 de Dezembro
Chegaram a nem se realizar durante vários anos, mas as Danças de S. Nicolau são, actualmente, um dos maiores acontecimentos das Festas Nicolinas. O Centro Cultural Vila Flor enche-se para ver a peça de teatro preparada pelos Velhos Nicolinos.

ROUBALHEIRAS
Com data incerta devido aos “aproveitadores”, as Roubalheiras consistem num “desvio” de pertences dos seus locais habituais para a sala de visitas de Guimarães: o Toural.

As Nicolinas são se ficam apenas por estas celebrações. Também é composto pelas Novenas, a Missa de S. Nicolau e ainda pelo seu encerramento, com o Baile Nicolino.

Share.
Exit mobile version