Um guia de boas-vindas aos novos residentes de Guimarães

0

A nova época letiva significa novos habitantes na cidade. Guimarães, terra de bom acolhimento, tem agora um guia para os novos residentes que se apresentam os serviços escolares e profissionais.

Sejam bem vindos a Guimarães. O FreePass dá-vos as melhores dicas para terem um melhor conhecimento da cidade e do que podemos fazer nela. Também podemos sair um bocadinho para ir conhecer freguesias e zonas periféricas.

O QUE CONHECER
Guimarães não é uma cidade muito grande. Dá para realizares todas as deslocações a pé e tens sempre a ajuda dos mapas eletrónicos. Uma volta pelo centro histórico, Plataforma das Artes, Centro Cultural Vila Flor, Montanha da Penha (via teleférico ainda é melhor) e Monte Latito, onde se encontra o Castelo e o Paço dos Duques, e ficas com um belo panorama da cidade.

ONDE SAIR
O epicentro da diversão noturna (e diurna) é o centro histórico. Entre as pequenas ruas e largos podes sempre encontrar um bar ou associação onde podes beber um copo (agora com algumas restrições). Também a zona da Universidade do Minho e do Teleférico são boas opções para relaxar um pouco depois de um dia de aulas ou trabalho.

NÃO PRECISAS DE COZINHAR (SEMPRE) EM CASA
São muitos os restaurantes e take-aways onde, às vezes, compensa levar comida para casa em vez de cozinhar. Caso não tenhas ideias podes sempre procurar na Glovo e Uber Eats.

VIDA CULTURAL
Queres saber o que fazer nos próximos dias? Acompanha a plataforma onde estás a ver este artigo que lá encontras uma boa agenda de tudo o que vai acontecer na cidade berço. Todas as semanas encontras espetáculos, sessões do Cineclube a 3,5€ ou novas exposições em locais como CAAA, CIAJG, Casa da Memória, Vila Flor ou nos museus locais.

CONHECE OS DOCES E COMIDAS TÍPICAS
A gastronomia é rainha nesta região. Dificilmente encontras um sítio onde comes mal os pratos típicos e doces típicos, mas o melhor é ficares atento à nossa secção “Descobrir Guimarães” para acompanhares as novidades e as recomendações que habitualmente fazemos.

A RUA COMO PALCO PARA AS TUAS ARTES
Se tens um instrumento ou fazes um número artístico podes apresentar-te com atuações na rua (ainda que com a pandemia as coisas não estejam muito fáceis). Guimarães apenas te cobra 1€ por dia para o fazeres e os pedidos podem ser feitos 10 dias antes.

OS MELHORES TRANSPORTES
A bicicleta tem sido um dos meios mais utilizados pelos vimaranenses. O crescente número de zonas exclusivas para bicicletas deram azo a que a população desse uma oportunidade a este meio de transporte. Quanto aos TUG, os transportes urbanos locais, ainda não cobrem todo o concelho mas levam-te já a locais que possas querer ir visitar. Há também o Teleférico de Guimarães e as plataforma digitais Uber, Free Now e Bolt.

ONDE FAZER DESPORTO
Guimarães tem um vasto número de ginásios e academias desportivas. Perto da tua zona de residência é possível que encontres um ginásio um jardim bom para realizar uns exercícios. Aconselhamos também uma utilização da Ecovia que liga os dois Parques da Cidade de Guimarães.

RECOMENDAÇÕES SANITÁRIAS
Atualmente Guimarães tem recomendado, pelo seu município, o uso de máscara em locais públicos e tal como em todo o continente os estabelecimentos comerciais estão com regras apertadas quanto ao encerramento e proibição de bebidas alcoólicas.

Share.
Exit mobile version