Foi por um triz, mas Vilnius leva título de Capital Verde Europeia face a Guimarães

0

A cidade berço perde a grande final da corrida a Capital Verde Europeia em 2025. Vilnius, capital da Lituânia, foi a cidade vencedora, mantendo uma tradição de cidades capitais europeias a conquistarem o título.

O anúncio foi feito esta tarde em Talin, na Estónia, atual Capital Verde Europeia em2023, e divulgado em streaming para todo o mundo. Guimarães perde, assim, contra Vilnius, depois de integrar a shortlist de três finalistas à corrida CVE 2025, juntamente com Graz, na Áustria.

Esta é a segunda candidatura da cidade berço a Capital Verde Europeia. Recorde-se que Guimarães apresentou uma primeira candidatura em 2017, alcançando o 5º lugar, entre treze cidades concorrentes. Nesse ano, Lisboa seria a cidade escolhida para ser CVE 2020.

A iniciativa Capital Verde Europeia foi instaurada em 2010 e tem como objetivo reconhecer e recompensar as cidades que demonstrem ações concretas para a melhoria dos indicadores ambientais, da economia e da qualidade de vida dos cidadãos. É atribuído apenas um título de CVE, à cidade que demonstre ser capaz de inspirar outras no percurso de transição climática e transformação dos seus cidadãos.

Share.
Exit mobile version