Nicolinas 2022

Não há data certa de início das festividades, mas a primeira referência às Festas Nicolinas datam de 1664. Nesta edição de 2022, esperam-se milhares de pessoas para os habituais números Nicolinos que acontecem entre 29 de novembro e 7 de dezembro.

São assim consideradas as festas académicas mais antigas do país e marcam gerações e gerações de alunos e ex-alunos das escolas secundárias da cidade de Guimarães. As Nicolinas aproximam-se com mais umas grandes festas que envolvem maioritariamente uma pequena comissão de festas e também os alunos do ensino secundário. Vejamos as datas desta edição das Nicolinas.

PINHEIRO
A abertura das Festas Nicolinas fica marcada com o cortejo do Pinheiro. Cortado pela manhã (e plantado outro nos dias seguintes) este fica a aguardar a grande noite junto ao Campo de S. Mamede. Sem hora prévia do enterro, são milhares as pessoas que acompanham este cortejo a tocar caixas e bombos com um bom vinho a acompanhar.
Data: 29 de novembro, 23:00

DANÇAS DE S. NICOLAU
Este ano antecipam-se as Danças de S. Nicolau, atenuando assim os pedidos públicos de bilhetes que decorriam ao longo das Posses. Estas danças não são mais que um teatro satírico, encenado e protagonizado pelos Velhos Nicolinos, que põe em palco toda uma agenda política, histórica e de atualidade em cima da mesa. Os bilhetes são escassos, mas se conseguirem arranjar um, este número acontece no Centro Cultural Vila Flor.
Data: 3 de dezembro, 21:30

POSSES E MAGUSTO
“E venha a posse! E venha a posse!”, gritam os jovens Nicolinos. De varanda em varanda, 10 valentes estudantes ouvem das boas dos mais antigos e esforçam-se para que o cesto de comida e bebida seja bem entregue. Tudo para depois partilharem com os seus fieis seguidores debaixo dos antigos Paços do Concelho, com direito a umas boas castanhas assadas.
Data: 4 de dezembro, 21:00

PREGÃO
Durante esta tarde o público vai escutar poesia de várias varandas da cidade berço. O Pregão tem início no Liceu de Guimarães e é percorrido a cavalo pelos jovens Nicolinos de varanda em varanda. Esta poesia, muitas vezes satírica, faz-se pelo pregoeiro que segue depois para o próximo local.
Data: 5 de dezembro, 15:00

MAÇAZINHAS
Com as varandas em grande destaque, este número não as faz deixar de lado. A Praça de S. Tiago embeleza-se para receber as pequenas donzelas às janelas assim como os carros alegóricos criados pelos alunos das secundárias. Os rapazes trocam maçãs por pequenas prendas das jovens e assim se dá mais um momento do velho romantismo na atualidade.
Data: 6 de dezembro, 15:00

ROUBALHEIRAS
Numa noite, mais ou menos entre os dias 30 de novembro e 8 de dezembro, a pequena comissão Nicolina (com a ajuda de uns amigos) saem à rua de madrugada para roubar uns pertences públicos e privados para os colocar na sala da cidade, o Largo do Toural. Os lesados poderão depois levantar os seus objetos neste espaço.
Data: Em segredo

The event is finished.