Inauguração: Ainda há Beleza
A Loja Oficina e a Casa da Memória inauguram este sábado, 19 de junho, duas novas exposições. “Ainda há Beleza” e “Velha Infância” abrem-se ao mundo às 17:00 e 19:00, respetivamente.
Maria Carvalho desafiou o velho “penteado” do Bordado de Guimarães e acrescentou-lhe cerâmica e outros têxteis, refletindo, de uma nova perspetiva, o mundo floral, marítimo e exótico que perpassam toda a história da arte europeia. A artista luso-germânica resgata o sentimento e gosto pelo bucólico e pelo longínquo, vivido pelos finais do século XIX com “Ainda há Beleza“.
Já o projeto “Velha Infância” colocou um grupo de idosas e jovens a dialogarem sobre as próprias gerações. Os objetos criados a partir daqui, tesouros carregados de emoções, serão agora os veículos para aceder às histórias, num núcleo expositivo e performativo à sombra da ramada da Casa da Memória, que remete para a vivência desse outro tempo.
A Casa da Memória estende depois o seu programa no dia seguinte com o regresso do programa Domingos nos Museus. “Quando eu era pequenino…” é a temática lançada por Vera Alvelos para uma oficina de construção de histórias a partir das 11:00.
Ambas as inaugurações contam com entrada livre às 17:00 na Loja Oficina e às 19:00 na Casa da Memória. “Ainda há Beleza” fica em exibição até 2 de outubro enquanto que “Velha Infância” permanece até 5 de setembro.