Europa dá nota positiva ao Deucalion, o primeiro de cinco supercomputadores

0

Reunião entre líderes europeus e responsáveis governativos nacionais aconteceu esta sexta-feira no Instituto de Design. O motivo? O supercomputador que Guimarães vai receber no AvePark em 2022.

Guimarães recebeu esta sexta-feira, 18 de junho de 2021, a comissária europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Maryia Gabriel, e o ministro português da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. A presidência da União Europeia ficou assim a conhecer o novo supercomputador português, o primeiro entre os cinco que serão instalados um pouco por toda a Europa.

O Deucalion estará operacional em 2022 no “novo” MACC, no Avepark, em Guimarães, o maior dos quatro centros operacionais de computação avançada em Portugal, propriedade da FCT e com coordenação científica e operacional da UMinho.

Grande parte deste encontro serviu também para mostrar que Guimarães está preparada para suportar a operacionalidade deste equipamento que poderá custar aos cofres europeus cerca de 1 milhão de euros por ano, sendo que este será um dos supercomputadores “verdes”.

Outro dos pontos em discussão foi a coordenação com os outros supercomputadores europeus que ficarão instalados na Bulgária, Eslovénia, Luxemburgo e República Checa. Abaixo é possível assistir a toda a conferência que decorreu em Guimarães.

Share.
Exit mobile version