Miguel Wandschneider assume a Direção Artística do Centro Internacional das Artes José de Guimarães e da programação de Artes Visuais d’A Oficina, em Guimarães. Nova figura terá três anos pela frente a partir deste 1 de julho.
O lisboeta Miguel Wandschneider irá assumir funções na cooperativa vimaranense com foco na diversidade, inclusão e pluralismo. O antigo diretor artístico da Culturgest quer também participar no desenvolvimento cultural e social do território com ambição de criar experiências transformadoras num espaço que é de todos.
Curador de profissão, Wandschneider deu início à sua atividade em 1997 na Fundação Calouste Gulbenkian, tendo depois passado pela direção da Culturgest. Mais recentemente, fez a curadoria de exposições de Ana Jotta no CCA Wattis Institute, em São Francisco, na Kunsthalle de Zurique, e no Wiels, em Bruxelas. Em 2012, foi nomeado para o Walter Hoops Award for Curatorial Achievement, atribuído pela Menil Foundation em Houston.
O CIAJG, com nova chefia, tem ainda programado algumas exposições pela sua antiga diretora, Marta Mestre, entre as quais “Intervalo”, de Alexandre Estrela, e “Inferno” de um mestre português desconhecido que conta com uma instalação artística neste museu.