De São Torcato a Lordelo, as obras que vão robustecer Guimarães nos próximos meses

0

Nas últimas semanas o Município de Guimarães tem dado destaque a uma série de reabilitações que se encontram em execução no território. Algumas delas estão em fase final de conclusão.

O presidente da autarquia está a realizar um périplo pelo território tendo em vista a uma fiscalização das obras que decorrem nos vários pontos do concelho. A reabilitação da Escola de São Torcato, a futura unidade de saúde de Moreira de Cónegos ou os centros de Taipas e Serzedelo são alguns dos destaques.

ESCOLA DE SÃO TORCATO
Com data prevista de conclusão para o ano letivo de 2024/2025, a freguesia de São Torcato terá uma escola de futuro. O projeto está em andamento e está prevista uma grande cobertura para o pátio interior e ainda melhoramentos nas zonas exteriores. A par desta reabilitação encontra-se também o melhoramento da estrutura da escola, em termos acústicos e térmicos.

FORNOS DA CRUZ DE PEDRA
A conclusão desta obra teve já vários adiamentos, mas pode ver o seu normal funcionamento ainda este ano de 2023. Aqui serão instalados atelieres de olaria, perpetuando o legado do Mestre Joaquim, e também um núcleo museológico para partilhar a história das icónicas Cantarinhas dos Namorados.

UNIDADE DE SAÚDE FAMILIAR DE MOREIRA DE CÓNEGOS
Na freguesia de Moreira de Cónegos aguarda-se ansiosamente pela inauguração do futuro centro de saúde, que poderá ver a luz do dia no próximo ano. O edifício será um símbolo da saúde e um marco para quem pesquisará este equipamento através das imagens de satélite, sob a assinatura do atelier do arquiteto vimaranense Ricardo Areias.

CENTRO DE SAÚDE DA AMOROSA
A requalificação da zona de acesso das ambulâncias ao principal centro de saúde da zona central de Guimarães está praticamente concluído. O acesso será realizado pelo bairro da Nossa Senhora da Conceição e envolveu também uma pequena reabilitação na área onde está inserido.

CENTRO CÍVICO DAS TAIPAS
É uma das grandes obras a decorrer no concelho de Guimarães; e parte desta já se encontra aberta ao público, como a principal artéria que atravessa a freguesia de Caldelas ou a área (agora) a descoberto da Ribeira da Canhota. Faltará ainda a área central das Taipas, zona do coreto e jardim envolvente, que contará com zonas fortemente pedonalizadas ligando uma extensa área entre o parque fluvial até aos conhecidos Banhos Velhos.

ZONA CENTRAL DE SERZEDELO
Numa outra ponta do concelho prepara-se também uma pequena revolução na mobilidade pedonal e automóvel, com um grande destaque para as novas áreas onde as pessoas ganham peso e poder nesta nova cara de Serzedelo. Em fase de conclusão está também a zona de saída da autoestrada.

TORRE DA ALFÂNDEGA
Sem apontar a data de abertura, a Torre da Alfândega tem já a parte mais visível, a fachada com a icónica inscrição “Aqui Nasceu Portugal”, concluída. O interior, devido a algumas surpresas no decorrer da reabilitação, foi mais demorado, por isso a conclusão da obra foi sucessivamente adiada.

ZONA DA COSTA E PARQUE DA CIDADE
Guimarães continua a mostrar-se uma grande combatente das alterações climáticas e reforça mais uma vez a zona do Parque da Cidade com uma nova bacia de retenção de águas. Esta nova proteção vem também “resolver” uma parte do escoamento de águas com origem na zona da Unidade Vimaranense e Complexo do VSC.

ESTAÇÃO DE COMBOIOS DE LORDELO
Com acessos deficitários, os utilizadores da linha do Minho entre Porto e Guimarães poderão usufruir de uma futura ligação pedonal à paragem de Lordelo. Este acesso dá também garantias a um parque automóvel onde os utilizadores poderão deixar os seus veículos.

AVENIDA D. JOÃO IV – ALAMEDA NORTE – TOURAL NORTE – RUA STO. ANTÓNIO
É já no dia 22 de setembro que Guimarães ficará a conhecer a nova faceta com a transformação de uma grande zona pedonal circunscrita ao centro histórico de Guimarães. Neste mesmo projeto será apresentado também a futura cara da Avenida D. João IV.

Share.
Exit mobile version