“Caminho exemplar e inspirador” embalam Guimarães para nova corrida a Capital Verde

0

Guimarães vai apresentar nova candidatura a Capital Verde Europeia, desta vez para 2026. Esta será a terceira vez que a cidade berço concorre ao título europeu, conseguindo sempre ficar no top 5 das últimas candidaturas.

O Município de Guimarães anunciou nova candidatura a Capital Verde Europeia, depois de ter visto o título de 2025 entregue à cidade de Vilnius. A cerimónia, que premiou também duas cidades europeias com “Folha Verde”, decorreu em Tallin, na Estónia, e contava com três finalistas, na companhia da cidade austríaca Graz.

Com várias mudanças implementadas ou em fase de implementação no território, os responsáveis vimaranenses ressalvam o caminho já percorrido, mas também o que falta percorrer. Esse foi um dos pontos-chave da última candidatura, que também assentava a sua base em sete indicadores de sustentabilidade: ar, ruído, água, natureza, biodiversidade e uso sustentável do solo, resíduos e economia circular, alterações climáticas, mitigação e adaptação.

A candidatura deverá ser apresentada oficialmente nas próximas semanas e os primeiros resultados, como o caso das cidades que passam à shortlist final, deverão ser conhecidas em maio do próximo ano.

Share.
Exit mobile version