Novos presidentes de Câmara estão de acordo em ligar as cidades por BRT com obras a avançarem ainda neste mandato. Braga deixa cair linha vermelha, que ligava o hospital à estação de comboios, com perda de 30 milhões de euros em fundos.
Para o executivo de Braga a ligação a Guimarães e à Estação de Alta Velocidade é prioritária. João Rodrigues deixou claro que o objetivo principal passa por criar melhores acessos em transporte público à entrada da cidade, invés de condicionar o centro sem ter garantidas ligações fundamentais para o território. O edil bracarense adianta que parte do dinheiro “perdido” servirá para adquirir os autocarros do Metrobus.
Do outro lado da Morreira mantém-se a intenção de criar esta ligação, com ordem prioritária para ligar Guimarães ao AvePark até 2030. O executivo vimaranense ultima os estudos técnicos para arrancar com a obra e assim ver concluído um dos grandes investimentos previstos para os próximos quatro anos.
Ricardo Araújo tem garantias do governo em ver este projeto prioritário no território, quando grande parte do projeto já se encontra fechado. A faltar estão ainda o projeto de execussão, compras de terrenos e o concurso público para a empreitada.

