Bicicletas vão ocupar ex-caminhos-de-ferro

0

Onde antes passavam as locomotivas agora serão bicicletas. O contrato de concessão das antigas linhas ferroviárias foi assinado esta tarde, 16 de Março, na Estação de Guimarães e na presença do Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques.

“Guimarães reinventa-se todos os anos”, afirmou o Ministro ainda antes da assinatura da cedência dos tramos desactivados da antiga Linha de Guimarães. “Tem o saber de requalificar-se sempre com grande qualidade e é sempre um exemplo não só para o país como também para a Europa”.

Este primeiro traçado faz parte de conjunto de vias pedonáveis e cicláveis que irão ligar algumas freguesias do concelho vimaranense. A obra está orçada em 2 milhões de euros e irá ligar, ainda este ano, a pista de cicloturimo em Mesão Frio ao Parque da Cidade Desportiva, utilizando os antigos caminhos-de-ferro.

Numa fase seguinte, e até 2020, as Eco-vias vão chegar às vilas de Pevidém, Taipas e Ronfe. Este trabalho de mobilidade associado ao plano municipal de promoção da bicicleta irá fazer de Guimarães um exemplo a nível nacional no uso deste meio de transporte.

Share.
Exit mobile version