O estúdio vimaranense do designer Cláudio Rodrigues foi responsável para nova identidade que irá marcar os símbolos da cidade de Guimarães. “Inspira. (Respira)” é o mote de um novo ano que promete deixar legado no território, tal como em 2001 e 2012.
A nova identidade foi apresentada no Laboratório da Paisagem já com vários acessórios como totebags, lápis, cadernos, jornais, entre outros. A nova marca da cidade foi apresentada perante responsáveis autárquicos e de entidades ligadas ao setor social e económico de Guimarães.
Esta proposta apresentada pela oof design parte da candidatura “One Planet City”, o mote utilizado na candidatura de Guimarães a Capital Verde 2026, com a qual saiu vencedora. Os responsáveis não queriam que a nova imagem sobrepusesse à identidade anterior, mas que fosse ela agregadora de todo o trabalho que Guimarães tem vindo a fazer nos últimos anos.
O “abraço” ao 26 parte assim como gesto principal de uma cidade unida, não só em torno de um ano ou evento como será o da Capital Verde Europeia, mas como um movimento que poderá marcar o quotidiano de todo um território e de quem o visita. A cerimónia de abertura está agendada para o dia 9 de janeiro de 2026.
 
		