6 municípios querem calcular impacto ambiental

0

Guimarães está entre os seis municípios a nível nacional que pretendem estudar a sua pegada ecológica. Cerimónia de apresentação e lançamento da calculadora online acontece em Gaia no próximo dia 5 de Setembro.

O desafio foi proposto pela associação ZERO do qual Guimarães, Gaia, Bragança, Lagoa, Castelo Branco e Almada aceitaram em perceber o contributo que estes fazem para o meio ambiente. A pegada ecológica e a biocapacidade serão casos de estudo por parte da população e responsáveis autárquicos através de uma calculadora instalada nos sítios online das autarquias aderentes.

A pegada ecológica mede o uso da terra cultivada, florestas, pastagens e áreas de pesca para fornecer recursos e absorver resíduos. A biocapacidade mede a área biologicamente produtiva disponível para regenerar esses recursos naturais.

Este processo terá o apoio das universidades do Porto, Aveiro e Coimbra, bem como da organização Global Footprint Network (GFN). Desde 1999 que esta organização vem calculando as pegadas ecológicas em mais de 40 cidades de todo o mundo, incluindo Londres, Barcelona, São Francisco, Xangai, entre outras.

Share.
Exit mobile version