Enquanto Guimarães acolhe milhares de visitantes por esta altura do verão, tempo é de descobrir novos locais e exposições para visitar nestes dias quentes de agosto. Eis algumas sugestões para os próximos dias.
Do Guimarães Project Room ao Museu à Noite, o público tem em Guimarães cerca de dez exposições temporárias para visitar durante estes quentes dias de agosto. Algumas destas exposições têm entrada gratuita.

GUIMARÃES PROJECT ROOM
O mais recente episódio do Project Room trouxe a artista vimaranense Délia Carvalho a expor no Palacete S. Tiago. A exposição tem entrada gratuita.
MGA PROJECT
“Ser Casa” de Ana Cardoso está exposto na Micro Galeria de Arte da Alameda S. Dâmaso. Esta micro exposição tem vista pública para toda a cidade e, claro, entrada livre.
PENINSULARES + MAGIC CARPETS
Em ano de pausa da Contextile, a Ideias Emergentes apresenta em Guimarães duas propostas de dois projetos internacionais. O Peninsulares, que resulta de uma parceria com o país vizinho Espanha, e também a plataforma Magic Carpets onde três artistas foram desafiados a interpretar os “Ciclos” o têxtil no Vale do Ave no “Hospital Velho”.
RUAS E PRAÇAS DA CIDADE
A Associação Muralha tem mais uma vez uma exposição que só pode ser visitada à noite. “Ruas e Praças da Cidade” reune um grande acervo da coleção de fotografia da Muralha onde é possível ver uma cidade um pouco diferente da atual. A exposição encontra-se na montra de uma loja da Rua Paio Galvão, na Plataforma das Artes.
PEDRA PEDRA MADEIRA MADEIRA
O Museu à Noite está de regresso com uma nova exposição temporária e também a possibilidade de visitar todo o espaço museológico do Museu de Alberto Sampaio. “Pedra Pedra, Madeira Madeira”, é a proposta do artista Paulo Neves para visitar neste verão.
ESTRADA PERDIDA
O artista que desenhou as icónicas bancadas do Estádio D. Afonso Henriques tem uma exposição única do Palácio Vila Flor. Victor Costa faz assim um sumário da sua relação com a arte na cidade de Guimarães.
INFERNO + INTERVALO
O Centro Internacional das Artes José de Guimarães apresenta duas exposições temporárias até ao final de setembro. “Inferno” e “Intervalo” podem ser visitadas até setembro, altura que o espaço expositivo estará encerrado para novas exposições.
TORRE DA ALFÂNDEGA
Após um ano de abertura ao público, a Torre da Alfândega ainda tem entrada gratuita (mas será temporária). As vistas para a cidade e também para o centro histórico podem admiradas deste ponto alto do Largo do Toural.