10 coisas que podes fazer na Feira Afonsina

0

Está a chegar a Feira Afonsina, de 26 a 28 de Junho, e o FreePass Guimarães fornece 10 coisas que podes fazer durante os três dias da feira medieval mais bonita de Portugal.

10 – Jantar com os soldados
É verdade, vai ser possível almoçar ou jantar com vista para o castelo e experimentar refeições confeccionadas com técnicas e ingredientes da época. O limite é de 8 pessoas, ideal para ir em grupo, e o preço é de 6€ por cabeça. Para reservar o lugar é passar pelo acampamento e procurar o escudeiro ou a cozinheira entre as 13:00 e as 20:30.

9 – Vestir-se à medieval
Guimarães e o seu centro histórico são encantadores e prometem aquecer corações nestes três dias. Por isso, a organização disponibiliza fatos para aluguer e venda no antigo edifício da UNAGUI, no Largo Martins Sarmento, mais conhecido como Largo do Carmo. Há também pequenos comerciantes locais que o fazem.

8 – Comprar na Praça de Mercar
Nos três dias da Feira Afonsina, dezenas de mercadores chegam todos os dias ao Largo da Câmara Municipal para apresentar as suas especiarias e produtos frescos.

7 – Serpentear pelo Largo do Oculto
Situa-se no Largo dos Laranjais e pode encontrar-se bruxas que curam doenças, pedras que ditam o futuro e mercadores que vendem amuletos raros e produtos místicos.

6 – Assistir à Confirmação do Foral
É o mote desta edição da Feira Afonsina, a proclamação pelo arauto, que se empenha em dar a conhecer todos as novas disposições acrescentadas pelo príncipe Afonso Henriques a um foral que já não era novo, mas ainda assim não era do agrado de todos.

5 – Treinar com os Conquistadores
Eles encontram-se no Arraial por eles montado junto ao Castelo, à espera da ordem de Afonso Henriques para avançar para outra conquista. Neste espaço é também possível ter um treino militar que vai desde o experimentar de algumas vestes e armas às técnicas mais básicas com espada ou lança. Inscreve-te 30 minutos antes entre as 16:00 e 19:00.

4 – Entrar no Quelho das Desgraças
Assim que entrares vai ser difícil sair. Há doentes, larápios e meretrizes prontos a arrancar-te um susto ou uma moeda de ouro, neste que é o local onde se encontram os estupradores com as suas máquinas de tortura. Aconselhável a passar por lá durante a noite.

3 – Conviver no Largo dos Duques
É uma das grandes novidades deste ano, a inserção do Largo da Misericórdia que se torna o local onde os miúdos e graúdos podem “brincar” à época. É sitio ideal para ver os burgueses e a corte fora dos seus palácios.

2 – Visitar exposições e Museus
Aproveita estes dias para visitares dezenas de exposições em Guimarães. Há exposições de armas bélicas e muito mais para descobrires no Museu Alberto Sampaio, Paço dos Duques, Castelo de Guimarães, entre outros.

1 – Beber uns canecos na Tiberna
A Tiberna, localizada na mais conhecida como Feira do Pão, será o ponto de encontro de todos os boémios, onde se bebe o melhor vinho e se comem os melhores petiscos da região. Mas nem tudo é um mar de rosas, pois nem todos os forasteiros/taberneiros chegam com as melhores das intenções.

Share.
Exit mobile version